Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Angela Merkel quer intensificar as restrições na Alemanha

14 jan, 2021 - 22:51 • Lusa

Entre as medidas em estudo incluem-se a reintrodução dos controlos fronteiriços, a generalização do uso da máscara FFP2 pela população, a imposição do teletrabalho e um possível encerramento dos transportes públicos.

A+ / A-

Veja também:


A chanceler alemã Angela Merkel sugere um reforço de medidas para combater a pandemia de Covid-19 na Alemanha, onde já vigora um confinamento parcial, e pediu uma reunião das autoridades na próxima semana.

No decurso de uma reunião da direção da União Democrata-Cristã (CDU) Merkel considerou que o vírus apenas pode ser contido com um efetivo endurecimento das medidas, sublinhou uma fonte citada pela agência noticiosa AFP e que participou no encontro.

A mesma fonte confirmou as informações divulgadas em diversos ‘media’ alemães.

De acordo com as páginas eletrónicas do semanário Der Spiegel e do diário Bildt, entre as medidas em estudo incluem-se a reintrodução dos controlos nas fronteiras, à semelhança da primavera passada, uma generalização do uso da máscara FFP2 pela população, a imposição do teletrabalho, e eventualmente o encerramento dos transportes públicos.

De momento, estas medidas apenas figuram numa lista de hipóteses de trabalho e ainda não foram discutidas com os dirigentes dos estados regionais alemães, que no Estado federal da Alemanha possuem poder de decisão em matérias como a saúde ou transportes públicos.

A inquietação não cessa de aumentar face à contínua propagação da pandemia no país e a chegada de uma nova variante identificada inicialmente no Reino Unido. A Alemanha, que foi um dos países mais poupados pela primeira na primavera, obtendo o estatuto de “bom aluno” da Europa, inclui-se neste inverno entre os Estados mais afetados.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+