Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Presidente checo pediu ajuda a Israel sobre vacinação

10 jan, 2021 - 22:59 • Lusa

Numa entrevista ao jornal Blesk, o Presidente Milos Zeman disse que, recentemente, pediu ao seu homólogo israelita, Reuben Rivlin, para "ajudá-lo a organizar a campanha de vacinação, porque Israel é absolutamente perfeito para isso".

A+ / A-

O Presidente checo anunciou este domingo que tinha pedido a Israel que partilhasse os seus conhecimentos em matéria de vacinação contra o coronavírus, uma vez que o seu país tem atualmente uma das taxas de infeção mais elevadas do mundo.

O apelo foi feito depois de milhares de pessoas se terem manifestado no centro de Praga para protestar contra a campanha de vacinação em curso e as rigorosas restrições governamentais destinadas a conter a propagação da Covid-19.

Numa entrevista ao jornal Blesk, o Presidente Milos Zeman disse que, recentemente, pediu ao seu homólogo israelita, Reuben Rivlin, para "ajudá-lo a organizar a campanha de vacinação, porque Israel é absolutamente perfeito para isso".

Israel já vacinou quase um milhão e meio de pessoas, um ritmo que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, diz ser o mais rápido do mundo, com a perspetiva de todos os israelitas com mais de 16 anos de idade poderem receber a vacina até março.

"Espero que os peritos israelitas venham aqui e partilhem connosco a sua experiência", acrescentou Zeman, que tem laços estreitos com Israel.

A República Checa começou a vacinação contra Covid-19 logo após o Natal, com o primeiro-ministro populista bilionário, Andrej Babis, a ser o primeiro vacinado.

Hoje, cerca de 3.000 manifestantes marcharam pelas ruas de Praga gritando "não somos ovelhas", "não à vacinação", e "vamos abrir a República Checa", um comício onde as máscaras cirúrgicas eram escassas e as regras de distanciamento social foram largamente ignoradas, informou a agência de notícias francesa AFP.

Os manifestantes consideram que as restrições governamentais não conseguiram conter os contágios e estão a dar um rude golpe na economia.

"As medidas caóticas tomadas por este governo não funcionam e nunca funcionarão", acusou Jiri Janecek, o proprietário de uma cervejaria a sudoeste de Praga, dirigindo-se à multidão.

Restaurantes, bares, salas de desporto, cinemas, teatros e a maioria das escolas foram encerrados, com intervalos regulares, desde março neste Estado-membro da UE, com uma população de quase 10,7 milhões de habitantes e que lidera as estatísticas mundiais sobre o número de novos casos por habitante.

As autoridades de saúde checas registaram até agora mais de 830 mil casos confirmados de Covid-19, dos quais mais de 13 mil foram mortais, com um aumento diário superior ao recorde de 17 mil casos duas vezes esta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+