Tempo
|
A+ / A-

Invasão do Capitólio

EUA. Mike Pence recusa evocar 25.ª emenda e segura Trump na Casa Branca

08 jan, 2021 - 00:25 • Redação com agências

Senadores republicanos e democratas apelaram ao vice-presidente dos EUA para que tomasse a iniciativa de afastar Donald Trump, na sequência da invasão do Capitólio. Posição de Mike Pence abre a porta a um processo de destituição, defende a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

A+ / A-

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, anunciou esta quinta-feira que não vai recorrer à 25.ª Emenda para afastar Donald Trump da presidência.

De acordo com o jornal New York Times, que cita fonte próxima de Pence, trata-se de uma posição que ainda não é oficial e que surge depois da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ter pedido a Mike Pence que acionasse a emenda na sequência dos tumultos vividos esta quarta-feira no Capitólio.

Também do lado do Partido Republicano, o senador Chuck Schumer pediu que seja acionado um processo de destituição para retirar Trump da presidência, ainda antes da tomada de posse de Joe Biden, marcada para dia 20 de janeiro.

“O que aconteceu no Capitólio foi uma insurreição contra os EUA incitada pelo Presidente. Este Presidente não deve continuar no cargo nem um dia mais”, justificou o senador republicano, acrescentando que “a remoção deve ser feita da forma mais rápida e eficaz possível - e pode ser feita ainda hoje - se o vice-presidente invocar de imediato a 25.ª emenda. Se o vice-presidente e o gabinete se recusarem a tomar uma posição, o Congresso deve unir-se para destituir o presidente.”

Esta quarta-feira, centenas de manifestantes pró-Trump interromperam a sessão de certificação dos resultados eleitorais que confirmou Joe Biden como 46.º Presidente dos Estados Unidos.

Na sequência dos incidentes, mais de 50 foram detidas e cinco pessoas morreram. A vítima mortal mais recente é um agente da polícia que estava de serviço no Capitólio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    08 jan, 2021 Lisboa 00:44
    Mike Pence consegue ser mais submisso a Trump que a Melania.

Destaques V+