Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Diogo Boa Alma

"Para o Zaidu, é igual jogar com o Vizela ou com o Manchester City"

08 jan, 2021 - 11:50 • Eduardo Soares da Silva

Diogo Boa Alma, diretor desportivo do Santa Clara, recorda a passagem de Zaidu pelo clube açoriano, aborda a saída de Thiago Santana e coloca Fábio Cardoso na rota da seleção nacional.

A+ / A-

O salto de Zaidu Sanusi do Mirandela até ao FC Porto, em pouco mais de um ano, surpreende mesmo aqueles que descobriram o talento do lateral-esquerdo que figurou no onze revelação da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Diogo Boa Alma, diretor-desportivo do Santa Clara, foi o responsável pela contratação do lateral. Em declarações a Bola Branca, o dirigente reconhece que não esperava um salto tão rápido quando contratou o jogador, mas explica que a chave do sucesso está numa forte capacidade mental, onde a pressão não entra em equação.

"Com sinceridade, não esperava. Esperávamos que pudesse corresponder e ficar integrado no plantel. Mostrou isso logo na pré-época, foi ganhando o seu espaço. Mostrou que estava um ali jogador com qualidade para se afirmar na I Liga, fez uma época fantástica e hoje já não me surpreende a afirmação no FC Porto. Vimos como ele correspondeu neste nível e como não acusou a pressão no salto, sabíamos que estava preparado mentalmente para este salto para o FC Porto. É inconsciente, no bom sentido. Para ele é igual jogar com o Vizela ou contra o Manchester City. Encara os jogos com a mesma naturalidade. Tem muita confiança em si próprio", explica.

Zaidu foi descoberto no Campeonato de Portugal, onde impressionava no Mirandela. O jogador foi referenciado pelo Santa Clara e Diogo Boa Alma viajou até ao continente para assistir presencialmente a um jogo contra o Vizela, onde Zaidu até alinhou a defesa-central.

"O Zaidu foi-nos falado por algumas pessoas que estava a destacar-se no Mirandela. Eu próprio fui lá em novembro ver um Vizela-Mirandela, ele até jogou a central, mas para mim não restavam dúvidas e passado pouco tempo ele assinou connosco porque não restava dúvidas que estava ali um jogador com enorme margem de progressão. Ficou logo vinculado para vir na época seguinte. Teve a evolução que hoje vemos, merece, é um rapaz humilde, sério e trabalhador e com muita qualidade", atira.

Fábio Cardoso "justifica chamada à seleção" e o adeus a Santana

Thiago Santana é o mais recente jogador do Santa Clara a "dar o salto" e a permitir ao clube açoriano um encaixe financeiro significativo. Boa Alma fala "num dos cinco melhores avançados da Liga" e acredita que tem soluções no plantel para substituir o brasileiro.

"Era um dos cinco melhores avançados da Liga. É uma baixa importante, temos no plantel outras soluções de grande qualidade. No passado, quando saiu o Fernando Andrade também se pensou que poderia um problema e outros assumiram. Quando o Santana se lesionou assumiram outros atletas. Também perdemos o Guilherme Schettine no final da época passada para o Braga. Acreditamos que temos dentro de casa boas soluções, o Shariar e o Cryzan, sabemos que vão dar muito que falar", explica.

Ainda assim, o clube poderá contratar um avançado, uma vez não tem equipa B nem sub-23 para recorrer em caso de urgência: "Provavelmente poderemos contratar um outro jogador para dar profundidade ao plantel, até porque não temos equipa B e sub-23, precisamos de ter jogadores em número suficiente para corresponder a tantos jogos que temos pela frente".

Santana fica na história do clube, depois de ter assinado pelo Shimizu S-Pulse. O ponta de lança apontou 35 golos em 97 jogos com a camisola do clube açoriano.

"O Thiago tem história de quatro anos no clube. Foi fundamental na subida de divisão, foi o melhor marcador. Lesionou-se na primeira época na I Liga, perdeu o ano praticamente. Ano passado ainda não tinha índices de confiança normais dele, porque tinha parado muito tempo. Estava a ser o Thiago que sempre soubemos que poderia ser. Continuando ao serviço do clube, faria o mesmo até ao fim da época", explica.

Olhando para o plantel atual do Santa Clara, Boa Alma destaca Fábio Cardoso como o próximo jogador a "dar o salto", considerando que até já justifica uma chamada à seleção nacional.

"Acreditamos que temos vários que têm condições para o favor. Fábio já deveria estar noutros patamares e justificaria uma chamada à seleção nacional. Não é fácil encontrar um central com as suas características e liderança", explica, antes de avaliar outros jogadores do grupo de trabalho.

"O Mikel é diferente, não é fácil encontrar um canhoto com 1,90m, a rapidez dele e qualidade de saída de jogo. O Júlio Romão até o tinha destacado numa entrevista, ainda nem se tinha estreado pelo clube, seria um dos destaques do campeonato, o Nené também terá época de afirmação e poderá ser muito falado ao longo da época. O Lincoln também, Carlos Jr., e as duas soluções de ponta de lança que vão ter mais oportunidades e vão ter rendimento que os vai colocar noutro patamar", termina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+