Tempo
|
A+ / A-

Morte no SEF

Viúva de Ihor Homeniuk recebe notícia de indemnização com alívio

31 dez, 2020 - 10:59 • João Cunha

Família do cidadão ucraniano morto nas instalações do SEF no aeroporto de Lisboa vai receber mais de 800 mil euros de indemnização.

A+ / A-

Foi com alívio que a viúva de Ihor Homeniuk, Oksana Homenyuk, recebeu a notícia dos 830 mil euros de indemnização, para pelo Estado português pela morte do ucraniano às mãos dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

“Uma reação de alívio quanto às preocupações que tinha pela educação e sustento dos seus filhos, menores. Foi essa a primeira reação”, indica à Renascença o advogado José Gaspar Swalbach, nesta quinta-feira.

O advogado de Oksana Homenyuk confirma que a Provedoria de Justiça já informou a família do valor a receber, faltando apenas a tradução dos documentos para que sejam enviados os termos da aceitação.

“Estamos a aguardar só a tradução da documentação para conhecimentos completos do teor da decisão, para enviar depois os termos de aceitação”, indica.

O valor da indemnização a atribuir foi decidido pela provedora de Justiça e será suportado pelo orçamento do SEF. Para já, a família vai receber 712.950 euros, dos quais 50 mil se destinam ao pai de Ihor.

Acresce a este montante uma pensão para os dois filhos – Veronika, de 14 anos, e Oleg, de nove anos – enquanto estiverem a estudar, o que eleva o montante global para 834 mil euros.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+