Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guarda

Surto com 65 idosos e 26 funcionários infetados em lar da Mêda

31 dez, 2020 - 18:45 • Lusa

Provedor da Santa Casa da Misericórdia local apela “à calma dos familiares dos utentes, porque as coisas estão controladas”.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de infeções com o novo coronavírus num dos três lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Meda atingiu 65 utentes e 26 funcionários.

Segundo o provedor Anselmo Sousa, que também é o presidente da Câmara Municipal de Mêda, no distrito da Guarda, o surto de infeções com o novo coronavírus verifica-se no Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1, que possui um total de 70 utentes.

Os utentes infetados estão sob vigilância e, “na sua maioria”, estão assintomáticos.

Quatro utentes da instituição “estão internados no hospital, mas também estão estáveis”, acrescentou.

Anselmo Sousa referiu que o surto no Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1, da Santa Casa da Misericórdia de Mêda foi detetado após, no sábado, alguns utentes terem apresentado sintomas de infeção por covid-19.

Após o alerta, o município realizou de imediato alguns testes rápidos para o SARS-CoV-2 que “começaram a dar positivo” e, de imediato, foram alertados o Delegado de Saúde e a Segurança Social “e foram testados todos os utentes e funcionários”.

Para além do Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1 (com 70 utentes), a Santa Casa da Misericórdia de Mêda possui mais dois: Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 2 (com 35 utentes) e Lar de Nossa Senhora de Fátima (46 utentes).

Os utentes e funcionários (de um universo de 90) com resultado positivo estão todos relacionados com o Lar Joaquim Nunes Saraiva – Fase 1.

Anselmo Sousa disse ainda à Lusa que a direção da instituição, a Câmara de Mêda, a Segurança Social e as entidades da área da Saúde estão a “tentar controlar a situação”.

“Não é fácil a nível de recursos humanos. Já solicitámos as Brigadas de Intervenção Rápida da Segurança Social”, adiantou.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mêda apela “à calma dos familiares dos utentes, porque as coisas estão controladas” e garante que a situação está a ser devidamente acompanhada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+