A+ / A-

Presépio Vivo de Priscos lembra crianças desaparecidas

12 dez, 2021 - 13:06 • Isabel Pacheco

Presépio de Priscos, o maior presépio vivo da Europa, é inaugurado domingo. Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, desaparecido há 23 anos, em Lousada, é a convidada para a inauguração do projeto da paróquia de Braga.

A+ / A-

A edição deste ano do Presépio Vivo de Priscos, o maior da Europa, quer lembrar as crianças dadas como desaparecidas e deixar uma “mensagem de esperança e solidariedade” aos pais.

“O objetivo desta iniciativa é encorajar a própria população e a comunicação social a refletir sobre todas as crianças que foram dadas como desparecidas", explica o padre João Torres, pároco de Priscos que sublinha, ainda, a importância de as autoridades repensarem as “estratégias de prevenção”.

O mentor do projeto acrescenta, ainda, que é objetivo da organização “espalhar uma mensagem de esperança e de solidariedade no plano nacional e internacional para os pais que vivem este drama”, remata.

Em Portugal desparecem diariamente, em média, duas a três crianças. A maioria é recuperada, mas infelizmente não são todas”, lembra o sacerdote.

O Presépio Vivo de Priscos, construído de raiz pela comunidade de Priscos e por reclusos do estabelecimento prisional de Braga, reúne mais de 600 figurantes em 90 cenários numa recriação do tempo de Jesus.

A XV edição do Presépio de Priscos é inaugurado domingo e pode ser visitado até 9 de janeiro segundo as regras de segurança determinadas pelas autoridades em tempo de pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+