Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA apresenta queixa criminal contra Blatter relacionada com museu do futebol

22 dez, 2020 - 12:01 • Lusa

Antigo presidente da FIFA é suspeito de má gestão relacionada com o museu do futebol situado em Zurique.

A+ / A-

A FIFA apresentou uma queixa criminal contra o seu ex-presidente, Joseph Blatter, após uma investigação efetuada por peritos externos, por suspeita de má gestão relacionada com o museu do futebol situado em Zurique, anunciou o organismo, esta terça-feira.

Segundo o organismo que tutela o futebol mundial, a queixa identifica o envolvimento direto de Blatter, juntamente com outras pessoas, em atividades relacionadas com acordos que foram assinados em relação às instalações do museu.

A queixa, apresentada a um procurador de Zurique, inclui o custo total do projeto, de cerca de 500 milhões de francos suíços (460 milhões de euros). Refere que a anterior direção “investiu 140 milhões de francos suíços na remodelação de um edifício que não lhe pertence, tendo também efetuado um contrato de arrendamento a longo prazo (2045) em condições desfavoráveis quando comparado com as taxas normais de mercado”.

“Devido aos elevados custos associados ao museu, bem como à forma geral de trabalho da antiga direção da FIFA, foi efetuada uma auditoria forense para descobrir o que realmente se passou”, disse Alasdair Bell, secretário geral adjunto da FIFA, citado no documento.

Segundo a mesma fonte, a auditoria revela “circunstâncias suspeitas e falhas de gestão, algumas das quais podem ser de natureza criminosa”, que necessitam de esclarecimento.

“Concluímos que não tínhamos outra escolha senão denunciar o caso aos procuradores”, refere.

O museu do futebol é um edifício de 10 andares, com 3.000 metros quadrados de espaço para exposições, eventos e refeições, e que tem 140 escritórios, localizado no centro de Zurique.

“A atual administração da FIFA pretende igualmente submeter toda a documentação relacionada com este assunto ao Comité de Ética independente, para que este possa iniciar qualquer investigação que considere apropriada, dadas as circunstâncias”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+