Tempo
|
A+ / A-

Nova estirpe de Covid-19

Voos do Reino Unido. Portugal só vai permitir entrada a portugueses e residentes

20 dez, 2020 - 20:05 • Redação

Medida entra em vigor às 00h desta segunda-feira, após pelo menos oito países terem decidido suspender ligações com o Reino Unido por causa de uma nova estirpe altamente transmissível do coronavírus detetada no sudeste de Inglaterra.

A+ / A-

Veja também:


O Governo português anunciou este domingo que vai proibir a entrada em território nacional de passageiros de voos oriundos do Reino Unido que não sejam portugueses, sendo que aqueles que tenham nacionalidade terão de apresentar um teste negativo à Covid-19.

A decisão surge depois de pelo menos oito países terem anunciado a suspensão de voos e outras ligações com o território britânico por causa de uma nova estirpe do SARS-CoV-2 detetada no sudeste de Inglaterra.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna indica que, "na sequência da evolução da situação epidemiológica no Reino Unido", o Governo decidiu que "apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal".

Estes passageiros terão de apresentar, à chegada, um comprovativo de realização de teste negativo à Covid-19; os que não o tiverem feito antes de partirem do Reino Unido serão "encaminhados pelas autoridades competentes à chegada a território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto, nos termos definidos pelas autoridades de saúde", acrescenta o comunicado.

A medida entra em vigor às 00h desta segunda-feira e "será atualizada de acordo com a evolução da situação".

No comunicado, o MAI confirma a informação avançada esta tarde por fonte oficial do Instituto Ricardo Jorge, de que ainda não há casos de infeção por esta nova estirpe em Portugal, ao contrário de outros países europeus, como Itália e Dinamarca.

"Em Portugal, não se confirma a circulação desta variante do SARS-Cov-2 identificada no Reino Unido, de acordo com os dados obtidos até ao momento pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    21 dez, 2020 aqui 02:04
    Como se os portugueses e residentes vindos do Reino Unido não pudessem estar infectados.... Enfim, a isto chama-se karma. No Verão passado, o Reino Unido tinha uma lista que restringia a entrada no país de pessoas vindas de zonas de risco e isso na altura teve impacto em vários países que habitualmente recebiam turistas britânicos. Agora são os outros países que estão a restringir a entrada de britânicos.

Destaques V+