Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. França e Alemanha começam a vacinar na última semana de dezembro

16 dez, 2020 - 20:04 • André Rodrigues com Reuters

Berlim anuncia início da campanha de vacinação para 27 de dezembro. Em França, o primeiro-ministro Jean Castex admite que haverá condições para vacinar a partir de 30 de dezembro. Comissão Europeia deverá aprovar vacina Pfizer/BioNTech a 23 de dezembro.

A+ / A-

Veja também:


A Alemanha vai arrancar com a campanha de vacinação contra a Covid-19 a 27 de dezembro, anunciou em comunicado o governo local que administra a cidade de Berlim.

"Os estados federais começarão a vacinação contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 a 27 de dezembro", pode ler-se na nota divulgada após o encontro entre as autoridades de saúde dos 16 estados alemães e o ministro da Saúde, Jens Spahn.

Em França, o primeiro-ministro admitiu esta quarta-feira que a campanha de vacinação contra a Covid-19 pode arrancar na última semana de dezembro, caso a União Europeia aprove a vacina da Pfizer/BioNTech na próxima semana.

O anúncio de Jean Castex foi feito no Parlamento, no mesmo dia em que a Comissão Europeia apontou o dia 23 de dezembro como a data mais provável para a aprovação final da vacina.

Castex disse, ainda, aos deputados que a campanha de vacinação na França será intensificada em janeiro e confirmou que os idosos serão os primeiros a ser convocados para tomar a vacina.

As autoridades de saúde francesas esperam administrar vacinas contra a Covid-19 a cerca de um milhão de pessoas em lares de idosos durante os meses de janeiro e fevereiro, estendendo a vacinação a mais de 14 milhões de pessoas no resto da população, entre março e junho.

A França já encomendou 200 milhões de doses de vacinas e, segundo o chefe do Executivo, as primeiras deverão chegar até 30 de dezembro.

A primeira remessa terá um total de um milhão e 160 mil doses a que se somarão outras 677 mil doses entre 5 e 6 de janeiro e mais um milhão e 600 mil doses durante o mês de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+