Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. Paulo Rangel denuncia "situação caótica" nos consulados portugueses

17 dez, 2020 - 06:44 • José Pedro Frazão

O eurodeputado social-democrata deixa a denúncia que diz ter recebido de muitos portugueses no Reino Unido. Já José Luís Carneiro, ex-secretário de Estado das Comunidades, reconhece a complexidade da situação, mas assegura que o Estado está em condições de responder às necessidades dos emigrantes.

A+ / A-

A poucos dias da saída efetiva do Reino Unido da União Europeia, o eurodeputado do PSD Paulo Rangel diz ter recebido queixas de muitos portugueses, sem resposta dos consulados portugueses para fazer o seu registo.

O comentador do programa Casa Comum, da Renascença, cita testemunhos recolhidos esta semana junto de um grupo de portugueses que vivem no Reino Unido, intitulado Lusos Scotland, o qual organizou uma conferência online que contou com a presença de Paulo Rangel e do deputado socialista Pedro Silva Pereira.

O social-democrata não tem dúvidas que, neste ponto, Portugal preparou mal o Brexit e diz-se muito preocupado com a falta de resposta das estruturas consulares portuguesas no Reino Unido. Rangel considera que a situação é "caótica" nas estruturas consulares portuguesas.

"A quantidade de cidadãos portugueses que não têm ainda a sua situação regularizada para o que se vai passar a partir de 1 de janeiro, mesmo que haja acordo, é absolutamente brutal. O que ouvimos ali é realmente assustador sobre a impossibilidade e incapacidade total de marcarem uma hora sequer para irem aos consulados portugueses que estão completamente sem capacidade de resposta", denuncia o eurodeputado social-democrata na Renascença.

Já o antigo secretário de Estado das Comunidades José Luís Carneiro assegura que foram melhoradas as condições nos últimos anos a par das permanências consulares. O deputado socialista diz que o Estado fez o seu trabalho de preparação para apoiar os 300 mil portugueses espalhados pelo território.

"Foi feito todo o trabalho de diagnóstico, avaliação e reforço de meios e de resolução de problemas que estavam há décadas por resolver em relação aos funcionários consulares no Reino Unido e que foram sendo solucionados. As informações de que disponho é que o Estado está preparado para apoiar os cidadãos e as empresas", responde o antigo governante e atual secretário-geral adjunto do Partido Socialista.

O programa Casa Comum, onde foram feitas estas declarações, foi emitido na quarta-feira às 13h00 e pode ser recordado aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+