Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-mulher de presidente da Amazon doa 4,2 mil milhões de dólares

16 dez, 2020 - 14:10 • Marta Grosso

MacKenzie Scott já doou perto de cinco mil milhões de euros (seis mil milhões de dólares) este ano. É a 18.ª pessoa mais rica do mundo e quer doar a fortuna.

A+ / A-

A ex-mulher de Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, doou mais de quatro mil milhões de dólares (cerca de 3,3 mil euros) a bancos de alimentos e fundos de ajuda de emergência durante quatro meses.

MacKenzie Scott, escritora, é a 18.ª pessoa mais rica do mundo e viu a sua fortuna aumentar este ano em 19,3 mil milhões de euros (23,6 mil milhões de dólares), para um total de 49,8 mil milhões de euros (60,7 mil milhões de dólares). Tudo por causa da valorização da multinacional Amazon, de que MacKenzie foi a primeira funcionária.

Na terça-feira, anunciou que queria doar a sua fortuna e pediu à sua equipa que encontrasse a melhor maneira de o fazer rapidamente.

“Esta pandemia tem destruído a vida de muitos americanos”, escreveu no blog Medium. “As perdas económicas e os resultados de saúde foram piores para as mulheres, para as pessoas de cor e para as pessoas que vivem na pobreza. Enquanto isso, aumentou substancialmente a riqueza dos bilionários”, acrescentou.

Em julho, MacKenzie já tinha doado quase 1,4 mil milhões de euros (1,7 na conversão para dólares). No total deste ano, a milionária doou, até agora, perto de cinco mil milhões de euros (seis mil milhões de dólares) a instituição de caridade e solidariedade.

“Tenho uma quantidade desproporcional de dinheiro para partilhar”, escreveu quando, no ano passado, aderiu à campanha Giving Pledge (Promessa de Doação, em tradução livre), através da qual se comprometendo a doar a maior parte da sua fortuna.

Jeff Bezos, fundador da Amazone o homem mais rico do mundo, é criticado por não ter aderido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vítor Manuel Ribeiro Gonçalves
    18 dez, 2020 Vila Pouca de Aguiar 16:54
    Ainda há pessoas de muito dinheiro com coração!

Destaques V+