Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Centros de saúde preparados para antecipação de vacinação

15 dez, 2020 - 21:02 • Redação

O plano é adaptável, diz o presidente da Associação das Unidades de Saúde Familiares, mas ainda existem alguns problemas logísticos, nomeadamente no que diz respeito à rede de frio.

A+ / A-

Veja também:


Os centros de saúde estão preparados para a eventual antecipação do início da vacinação para a Covid-19, apesar de continuarem a existir deficiências na rede de frio para conservação dos fármacos.

O subdiretor-geral da Saúde disse, esta tarde, que a vacinação pode começar ainda este ano –

oito dias antes da data prevista. Isto se a Agência Europeia do Medicamento aprovar, já na próxima semana, uma das vacinas.

O presidente da Associação das Unidades de Saúde Familiares concorda. Diogo Urjais diz que nada impede uma antecipação do plano, apesar de permanecerem alguns problemas.

"A capacidade de vacinação existe, a nossa rede de vacinação é grande e tem uma experiência muito grande. E nesta primeira fase o volume de utentes a vacinar é reduzido", explica.

Diogo Urjais acrescenta ainda que o plano pode ser adaptado perante estas circunstâncias. “O plano é adaptável porque neste momento a única coisa que difere é supostamente a vacinação começar mais cedo. Agora, que as preocupações não foram resolvidas, não, não foram. Por exemplo, a rede de frio em nada se modificou e tem algumas fragilidades em alguns pontos de vacinação”, explica.

Para além dos problemas com a rede de armazenamento das vacinas, o presidente da Associação das unidades de saúde familiar diz que continua a haver muita informação que ainda não chegou aos centros de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+