Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal garante duas equipas na fase de grupos da Liga dos Campeões por mais uma temporada

11 dez, 2020 - 09:36 • Redação com Lusa

Os resultados obtidos por FC Porto, Benfica e Braga nas competições europeias desta época já não tiram o sexto lugar do "ranking" à Liga portuguesa. Até 2023, os dois primeiros classificados do campeonato têm acesso direto à fase de grupos da Champions. O terceiro qualifica-se para a 3.ª pré-eliminatória da competição milionária.

A+ / A-

Portugal vai manter o sexto lugar do "ranking" da UEFA no final da época 2020/21, independentemente dos resultados de FC Porto, Benfica e Sporting de Braga na fase a eliminar das taças europeias de futebol.

Desta forma, e a exemplo do que já era certo para 2021/22, também em 2022/23 haverá duas equipas portuguesas com entrada direta na Liga dos Campeões, mais uma na terceira pré-eliminatória, o que significa mais uma entrada direta em relação à presente época.

Neste cenário, o campeão e o segundo classificado da I Liga seguem para a fase de grupos da Champions, o terceiro para a terceira pré-eliminatória, o vencedor da Taça de Portugal ruma à Liga Europa e o quarto e o quinto vão para a Conference League, nova prova da UEFA, entrando na terceira e segunda pré-eliminatórias, respetivamente.

A Liga portuguesa garantiu a manutenção do sexto lugar graças ao percurso dos três representantes nas competições europeias esta temporada. Foram todos segundos nos seus grupos: o FC Porto na Liga dos Campeões, qualificando-se para os "oitavos"; Benfica e Sporting de Braga na Liga Europa, apurando-se para os 16 avos de final.

Pelo contrário, a Rússia, que começou a época com seis equipas, já só tem uma, o Krasnodar, que caiu da Champions para a Liga Europa, e tem o sétimo posto em perigo, face aos Países Baixos, que têm duas equipas, ambas na segunda prova da UEFA, para a qual tombou o Ajax, juntando-se ao PSV Eindhoven.

Feitas as contas, Portugal, que é quinto nas contas exclusivas de 2020/21, apenas atrás de Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, totaliza 47,349 pontos (8,400 em 2020/21), contra 38,382 (4,333) da Rússia e 36,800 (6,800) dos Países Baixos.

Na última ronda da fase de grupos, o FC Porto venceu por 2-0 no reduto do Olympiacos, o Sporting de Braga ganhou em casa ao Zorya por 2-0 e o Benfica empatou a dois golos frente ao Standard Liège, em encontro disputado na Bélgica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+