Tempo
|
A+ / A-

Universidade de Évora procura empreendedores criativos

10 dez, 2020 - 11:38 • Rosário Silva

Até 6 de janeiro estão abertas candidaturas para o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo. A iniciativa é da Universidade de Évora através do seu laboratório ArtériaLab.

A+ / A-

A Universidade de Évora, através do seu Centro de Investigação, o ArtériaLab, acaba de lançar o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo (PAEC), com candidaturas abertas até dia 8 de janeiro de 2021.

Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), no âmbito do Magallanes_ICC, um projeto co-financiado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, com parceiros no Alentejo, Algarve e Andaluzia.

O objetivo é “captar ideias no setor cultural e criativo”, tendo em vista “o desenvolvimento de protótipos e provas de conceito que permitam aos empreendedores selecionados testar as suas propostas de produto ou serviço, contribuindo para o desenvolvimento dos respetivos planos de negócios”, indica a instituição.

Ao PAEC podem candidatar-se maiores de 18 anos, individualmente ou em equipas, bem como empresas e associações com até cinco anos de formação e sediadas nas regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia (Espanha).

As ideias propostas devem “apresentar produtos ou serviços originais, ainda não desenvolvidos”, inseridas no âmbito das “indústrias culturais e criativas”.

Artes visuais, património, design, arquitetura, música, artes performativas, jogos e softwares educativos, literatura, livros e imprensa, filme e vídeo, TV e rádio, e publicidade, são as áreas que aguardam ideias criativas.

O concurso vai desenvolver-se em três fases. Primeiro são selecionados 20 projetos e, numa segunda fase, um júri formado por criativos e empreendedores seleciona até dez ideias para a fase final do programa.

Na terceira fase, os empreendedores são convidados a desenvolver o protótipo e a prova de conceito para o seu produto ou serviço, contando com o apoio de agentes culturais da Rede de Núcleos Criativos do Alentejo.

É o caso da “Pó de Vir a Ser” – Departamento de Escultura em Pedra, uma associação cultural que tem como missão “fazer da escultura uma coisa para todos”. Funciona desde 1986, num antigo matadouro da cidade de Évora, transformado em espaço de produção artística dedicado à escultura em pedra.

A “Pó de Vir a Ser” é, então, uma das plataformas desta rede que apoia a iniciativa, abrindo as suas portas aos empreendedores criativos selecionados, recebendo, neste caso, projetos selecionados nas áreas das artes visuais, património, design e arquitetura, que tenham a pedra como material de eleição.


Quanto ao Centro de Investigação ArtériaLab, que lança este PAEC, é um laboratório criativo que abriu recentemente no Pólo da Fabrica dos Leões da Universidade de Évora. Trata-se de “um espaço transdisciplinar de investigação e experimentação” que pretende “cruzar as áreas artísticas, tecnológicas e científicas”, tendo como finalidade “dar resposta aos desafios lançados pela comunidade, com especial foco no sector empresarial.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+