Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

O difícil dilema da escolha

12 mar, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O trio nacional segue para a segunda mão das eliminatórias em que estão empenhados ainda com legítimas aspirações de poderem continuar na UEFA.

Vem aí mais uma semana europeia, numa altura em que as três equipas participantes na Liga dos Campeões e Liga Europa, enfrentam o complicado dilema de fazer a opção que para todos parece inevitável.

Ou seja, o campeonato português está ao rubro, com Sporting, Benfica e FCPorto a terem de escolher o caminho que mais lhes convém percorrer nos próximos tempos, uma vez que todos estão empenhados na Europa, mas sobretudo a discorrer que a prova maior do futebol português é, sem dúvida, a que mais lhes interessa, e ainda acessível a todos.

E há aqui um outro problema que também se circunscreve a leões, águias e dragões.

Isto porque o trio nacional segue para a segunda mão das eliminatórias em que estão empenhados ainda com legítimas aspirações de poderem continuar na UEFA.

Em todos os casos a tarefa é complicada.

Os portistas venceram em casa, é certo, mas defrontar no Emirates o actual líder da Premier League não é questão de somenos. Claro que os portistas já nos habituaram a momentos gloriosos, e o respeito que a Europa lhes merece é certeza bastante para se acreditar que a qualificação ainda não está perdida.

Na Liga Europa, Sporting e Benfica poderiam e deveriam ter conseguido melhores performances nos jogos que disputaram em Alvalade e na Luz, perante adversários acessíveis, mas as condições de que dispõem para ganhar fora são também indiscutíveis.

Todos venceram no nosso campeonato na jornada que ontem à noite terminou em Barcelos, o que significa que todos se mantêm atentos no que respeita às nove jornadas que estão por disputar.

Por tudo isto se pode falar no difícil dilema da escolha, muito embora pareça não haver dúvidas de que a conquista do título nacional é, para todos, a primeira, principal, e grande prioridade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.