Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Neve, vento e ondas. Depressão Dora traz dias de Inverno e vários avisos

03 dez, 2020 - 07:45 • Celso Paiva Sol , Lusa

Sexta-feira é o dia mais grave, mas o mau tempo vai prolongar-se até domingo. Há avisos laranja e amarelo distribuídos pelo país.

A+ / A-

O dia amanheceu com sol, mas o tempo vai mudar e os próximos dias serão de verdadeiro Inverno em praticamente todo o país. Já a partir do final da tarde desta quinta-feira, vai haver frio, chuva, neve, vento e agitação marítima.

O alerta é do Instituto do Mar e da Atmosfera e a causadora disto tudo chama-se "Dora", a depressão que se aproxima. Só os distritos de Évora, Portalegre, e Santarém escapam aos avisos para todos aqueles elementos.

O destaque vai para a descida das temperaturas, que irá provocar a queda de neve em muitos locais do Norte e do Centro do país e até em Serras como S. Mamede, no alto Alentejo, e de Monchique, no Algarve.

Foi emitido um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, devido à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, entre as 00h00 e as 18h00 de sexta-feira.

Mas a agitação marítima e o vento também motivam avisos. Segundo o IPMA, a situação com mais gravidade vai surgir na sexta-feira, quando toda a costa de Portugal continental, do norte da Madeira e de Porto Santo vão estar sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estarão sob este aviso entre as 00h00 de sexta-feira e as 17h00 de sábado.

Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir 10 a 14 metros de altura máxima.

Também a costa norte da ilha da Madeira e de Porto Santo vão estar com o aviso laranja, entre as 3h00 de sábado e as 5h00 de domingo, por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de norte com 5 a 6 metros.

Ainda por causa estado do mar, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou já hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro sob aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 00h00 de sexta-feira.

Entretanto, entre as 21h00 de hoje e as 12h00 de sexta-feira, vão estar sob aviso amarelo (menos grave) os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco, devido à previsão de vento forte de noroeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


[Notícia atualizada às 9h55, com indicação do nome da depressão e outras informações]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+