Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reestruturação

TAP. Pilotos exigem informações sobre despedimentos com providência cautelar

30 nov, 2020 - 21:05 • Lusa

Sindicato exige que a TAP esclareça os fundamentos para o despedimento de 500 pilotos da transportadora aérea nacional.

A+ / A-

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) entregou esta segunda-feira uma providência cautelar a exigir que lhe seja prestada informação sobre o plano de reestruturação da TAP, nomeadamente os fundamentos para o despedimento de 500 destes profissionais.

O documento, a que a Lusa teve acesso, foi enviado ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Juízo de Trabalho de Lisboa, e requer uma providência cautelar comum, alegando que não lhe foi prestada informação relevante sobre o plano de reestruturação da TAP, que a empresa deverá apresentar à Comissão Europeia até 10 de dezembro.

O SPAC recorda, nesta providência cautelar, que, devido ao impacto da pandemia da Covid-19, a companhia aérea “foi objeto de um apoio de Estado, sob a forma de um empréstimo" notificado à Comissão Europeia e que o processo de reestruturação “constitui consequência” deste apoio.

O sindicato deu ainda conta de vários pedidos que fez à empresa e à tutela para ter acesso a mais informação, bem como de duas reuniões para as quais foi chamado, nas quais “não foi dada qualquer informação”, nomeadamente sobre a redução de pessoal.

Num terceiro encontro com o Conselho de Administração da transportadora, em 27 de novembro, o SPAC foi informado, segundo o documento, de que o plano “contemplava cortes salariais no mínimo de 25% na TAP - Transportes Aéreos Portugueses, S.A., com isso pretendendo conseguir uma redução anual da massa salarial entre 230 a 352 milhões de euros” e que no mesmo processo estava contemplado o “despedimento de 500 pilotos”.

No mesmo contexto, segundo o sindicato, o plano inclui “a redução imediata da frota TAP” para “88 aviões de passageiros e dois de carga, que poderiam, futuramente, ser convertidos para transporte de passageiros”.

O SPAC contesta os pressupostos da avaliação que levaram a estas conclusões, referindo que “estão desalinhados com elementos já ulteriormente verificados, como o início da vacinação europeia contra a Covid-19” a começar “entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021” e queixando-se de que “não foram indicados quaisquer pressupostos financeiros para a fundamentação das medidas de reestruturação comunicadas”.

Segundo o sindicato, “não foi possível, apesar das informações apresentadas num 'powerpoint' (não distribuído aos presentes, com alegação de reserva da informação), apreender a fundamentação e racionalidade económico-financeira das medidas de reestruturação comunicadas, porque o mesmo não foi apresentado, apesar das perguntas formuladas pelo SPAC no sentido de deteção e densificação dessa fundamentação e racionalidade”.

O SPAC diz ainda que “no contraditório, a TAP não foi capaz de apresentar sequer os pressupostos operacionais e financeiros relativos a esta proposta”, tendo sido “incapaz de justificar a opção de reduzir o quadro de pessoal de voo da TAP, enquanto assegura o transporte de passageiros TAP com recurso à subcontratação de terceiro”.

O sindicato diz também que “não foram apresentados absolutamente dados nenhuns relativos à evolução do equilíbrio da situação económica e financeira da empresa para o período do plano, tornando rigorosamente impossível avaliar o racional económico das propostas apresentadas, da sua necessidade, adequação e proporcionalidade”.

Assim, entre a informação exigida pelo SPAC, estão os “documentos ‘powerpoint’ apresentados nas reuniões efetuadas com o requerente em 12 e 27 de novembro” e informação sobre projeções económico-financeiras das empresas TAP, SGPS, S.A., TAP, S.A. e Portugália, S.A. “para o período 2020-2025”.

O SPAC quer ainda detalhes de evolução da frota em cada empresa, ano a ano, e pressupostos de atividade usados nas projeções para cada sociedade, bem vários detalhes sobre a contratação da Portugália para a realização de voos vendidos pela TAP.

No documento, o sindicato diz ainda que pretende ter acesso a “informação sobre a previsão de evolução, no período 2021-2025, do quadro de pessoal da TP S.A. e da Portugália, discriminado por categorias e funções” e das respetivas massas salariais.

O SPAC pede que o grupo seja condenado ao “pagamento de uma sanção pecuniária compulsória de 5.000 euros por cada dia de atraso na prestação de informação referida”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 nov, 2020 Lisboa 21:48
    Aqui está um Sindicato que se mexe e não receia recorrer a Tribunal, em vez de marcar greves de 1 dia encostadas ao fim-de-semana e manifs inofensivas que o governo até aplaude, por as considerar muito úteis como "válvula de escape, para as pessoas dissiparem a raiva...". Certos sindicatos que fingem que lutam, deviam por os olhos nisto

Destaques V+