Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Chef Ljubomir hospitalizado após seis dias em greve de fome

02 dez, 2020 - 21:27 • Redação

O empresário e conhecida estrela da televisão sentiu-se mal e foi assistido no local por elementos do INEM, acabando por ser levado para um hospital.

A+ / A-

Veja também:


O chef Ljubomir Stanisic foi transportado ao hospital ao fim de seis dias de greve de fome, em frente ao Parlamento, em protesto por mais apoios ao setor da restauração, avançou esta quarta-feira à noite a TVI.

O empresário e conhecida estrela da televisão sentiu-se mal e foi assistido no local por elementos do INEM, acabando por ser levado para um hospital.

Ljubomir Stanisic, um dos rostos do Movimento Sobreviver a Pão e Água, sentiu-se mal depois de um discurso. Os níveis de açúcar no sangue desceram e teve que ser hospitalizado.

O chef afirma que pretende retomar o protesto em frente à Assembleia da República, assim que tiver alta.

Vários elementos do Movimento Sobreviver a Pão e Água, que junta empresários e trabalhadores da restauração e similares, iniciaram na sexta-feira, 27 de novembro, uma greve de fome. Na ocasião pediram ao Presidente da República que “interceda urgentemente a favor do setor”.

Exigem ser recebidos pelo primeiro-ministro ou pelo ministro da Economia. Queixam-se das medidas contra a pandemia que estão a arruinar muitos restaurantes e o negócio da diversão noturna e pedem mais apoios por parte do Estado.

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que o Governo continua a dialogar com representantes dos setores da restauração e animação noturna. António Costa salientou medidas de apoio em curso e pediu o fim do "impasse" com empresários em greve de fome.


Café, água, chá e vitamina C “alimenta” greve de fome em S. Bento
Café, água, chá e vitamina C “alimenta” greve de fome em S. Bento

O chefe do Governo recusou a tese de que este protesto resulta da ausência de diálogo por parte do seu executivo. "Isso não corresponde à realidade, porque ainda no passado dia 18 houve uma reunião em que esteve o senhor José Gouveia", que é um dos principais representantes do chamado setor da noite - "e outra reunião já tinha acontecido em julho", declarou à RTP.

O Ministério da Economia garante, em comunicado, que “é falso que o Governo tenha recusado receber” os manifestantes do Movimento Sobreviver a Pão e Água.

“No dia 18 de novembro, o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor (SECSDC) e a secretária de Estado do Turismo reuniram com a Associação Nacional de Discotecas, que esteve representada pelos senhores José Gouveia e Alberto Cabral, duas das pessoas que se encontram atualmente em protesto em frente à Assembleia da República.”

“Já antes, no dia 4 de junho, o SECSDC tinha reunido com esses dois representantes do setor das discotecas, no quadro de uma reunião promovida pela AHRESP com empresas de animação noturna. Acresce que no dia 1 de dezembro, em email dirigido ao senhor José Gouveia, foi reiterada a disponibilidade do SECSDC para voltar a reunir já esta quinta-feira”, refere o gabinete do ministro Pedro Siza Vieira.

O Ministério da Economia garante que "é falso que os setores da restauração e da animação noturna não tenham quaisquer apoios a fundo perdido". No total, foram já disponibilizados 1.103 milhões de euros em apoios às empresas de restauração, dos quais 523 milhões de euros a fundo perdido, refere a nota.

"Só no âmbito do programa Apoiar.pt, estão disponíveis 200 milhões de euros a fundo perdido para este setor. A que acresce uma medida específica, dirigida exclusivamente aos restaurantes, de compensação das perdas de faturação ocorridas nos fins-de-semana com limitações ao seu horário de funcionamento, no valor total de 25 milhões de euros", esclarece a tutela.

No que diz respeito às discotecas que foram encerradas em março e não puderam voltar a abrir, adianta o Ministério da Economia, "beneficiam de uma isenção total de TSU no quadro do regime de lay-off simplificado e têm uma majoração de 50% no acesso aos apoios a fundo perdido do programa Apoiar.pt, para além de beneficiarem de uma moratória no pagamento de rendas até ao final do ano".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    03 dez, 2020 Trofa 08:22
    o que fazem para dar nas vistas! ajudem os pobres, não estes empresários que fogem aos impostos
  • pilar
    02 dez, 2020 porto 22:22
    Quem?

Destaques V+