Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Madeira com mais 14 novos casos

30 nov, 2020 - 22:33 • Lusa

Cinco casos são importados e nove resultam de transmissão local.

A+ / A-

Veja também:


A Madeira registou esta segunda-feira mais 14 casos de Covid-19 – cinco importados e nove de transmissão local – elevando para 793 o número de infetados, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

A DRS adianta haver 116 novas situações em estudo pelas autoridades da saúde na região e nove casos recuperados.

Até ao dia 30 de novembro, diz a DRS, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 2.253 notificações de casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.

"Hoje há 14 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 793 casos confirmados de Covid-19 no território regional, tratando-se de cinco casos importados (dois provenientes da Região de Lisboa e Vale do Tejo, um da França, um da Polónia e um do Luxemburgo) e nove casos de transmissão local, associados na maioria a contextos e contactos de casos positivos anteriormente identificados, estando os contactos de um dos casos ainda em investigação", refere o boletim epidemiológico da DRS sobre a situação da pandemia na região.

Sobre os casos confirmados hoje, a DRS assinala que dois dizem respeito a crianças (com 5 e os 16 anos) que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos do Funchal, um diz respeito a um adulto com atividade profissional num destes estabelecimentos de ensino cujo plano de contingência do respetivo estabelecimento estará ativo e um outro diz respeito a um profissional de saúde, com atividade profissional no sector privado.

A investigação epidemiológica está em curso.

A DRS revela ainda que esta segunda-feira há mais nove casos recuperados a reportar, passando a contabilizar 582 casos recuperados de Covid-19.

Até à data, foram registados dois óbitos associados à Covid-19 na Madeira.

Deste modo, são 209 os casos ativos, dos quais 48 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 161 são casos de transmissão local.

Relativamente à residência dos casos ativos, 30 são não-residentes e 179 são residentes na Região.

Quanto ao isolamento dos casos ativos, 31 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 176 em alojamento próprio e duas pessoas permanecem internadas - uma na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 e um doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada a esta doença.

No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.345 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.

Sobre a vigilância de viajantes, 6.272 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

No total, refere ainda a DRS, há 116 novas situações que se encontram esta segunda-feira em estudo pelas autoridades de saúde, quatro provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 112 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM, EPERAM, estando em curso as respetivas investigações epidemiológicas.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18.362 chamadas, mais 173 chamadas nas últimas 24 horas.

Relativamente aos testes para despiste de Covid-19 realizados na Região, a DRS assinala que, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 110.617 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 18h30 horas desta segunda-feira.

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 177.583.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.460.018 mortos resultantes de mais de 62,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.505 pessoas dos 298.061 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+