A+ / A-

Covid-19: Farmacêutica Moderna conclui inscrição de potencial vacina na fase final de testes

22 out, 2020 - 18:17 • Lusa

O ensaio clínico, a realizar-se, será feito com voluntários nos Estados Unidos, incluindo mais de 11 mil de minorias comunitárias, mais de sete mil idosos e mais de cinco mil doentes crónicos.

A+ / A-

Veja também:


A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou esta quinta-feira que concluiu o processo de inscrição de uma potencial vacina contra a covid-19 na fase final (fase 3) de ensaios clínicos, para a qual estão inscritos 30 mil participantes.

O ensaio clínico, a realizar-se, será feito com voluntários nos Estados Unidos, incluindo mais de 11 mil de minorias comunitárias (englobando 6.000 hispânicos ou latino-americanos e mais de 3.000 negros ou afro-americanos), mais de sete mil idosos e mais de cinco mil doentes crónicos (diabéticos, obesos e cardíacos).

A fase 3, que antecede o pedido de autorização de comercialização de um medicamento, foi concebida para "avaliar os participantes com maior risco de doença grave de covid-19", mas também para testar uma vacina inclusiva, abrangendo as "comunidades que historicamente têm estado sub-representadas na investigação clínica e que são desproporcionalmente afetadas" pela covid-19, justifica a Moderna em comunicado.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.245 pessoas dos 109.541 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+