A+ / A-

Feira do Livro de Buenos Aires

Como um escritor italiano fez uma argentina apaixonar-se por Portugal

04 mai, 2024 - 09:07 • Maria João Costa, enviada da Renascença a Buenos Aires

A livraria da cidade de Lisboa na Feira do Livro de Buenos Aires tem sido procurada por argentinos que querem ler em português. É o caso de Vitória Meli, uma argentina de 41 anos, apaixonada por Portugal por causa da literatura.

A+ / A-

Vitória Meli está na livraria do Pavilhão de Lisboa na Feira do Livro de Buenos Aires a comprar livros em português, um dele é uma obra infantil, para o filho que a acompanha no carrinho de bebé. Esta argentina de 41 anos tem uma paixão por Portugal, e em particular por Lisboa.

Foi na capital portuguesa que passou a sua lua de mel, mas o namoro já tinha começado antes. Da sua infância recorda que, em casa, a sua mãe tinha uma fotografia de Lisboa. Contudo, foi um livro do escritor italiano António Tabucchi que a fez cair ainda mais de amores pela capital portuguesa.

Jornalista de profissão, Vitória explica à Renascença que o “fascínio” “nasceu com o Tabucchi e o seu grande livro [Afirma Pereira] que descreve Lisboa”. Ao ler a obra do autor, também um amante de Lisboa, sentiu-se com os pés naquele pedaço de Portugal e a “viajar com ele”.

Esta descoberta levou-a a estudar português e, por isso, procura agora livros na língua de Fernando Pessoa para praticar. Questionada sobre Portugal, recorda o país como “um lugar seguro”, diferente da Argentina “onde não se pode deixar o carro aberto”.

Para si, “Portugal foi uma descoberta”. Vitória explica que “é um lugar do qual não se fala muito”, contudo, quando se conhece “é incrível! E Lisboa é linda! Tem tudo!”, afirma com entusiasmo na voz.

Para esta leitora de autores portugueses como José Saramago, não foram só os livros ou a paisagem que a fascinaram. “Adorei a gastronomia! Para mim é algo fundamental quando vou conhecer um país novo e os seus sabores. Quando provamos uma comida, comemos o lugar.”, explica.

Para já, enquanto sonha com um regresso a Lisboa, a argentina Vitória Meli vai devorando os livros em português para se sentir em casa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+