Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Ação e Luta em todos os setores"

CGTP avança para semana de luta no início de dezembro

20 nov, 2020 - 07:31 • Lusa

O protesto reivindica um aumento geral dos salários e a redução do horário de trabalho para 35 horas.

A+ / A-

A CGTP marcou uma semana de luta descentralizada, para decorrer entre os dias 7 e 11 de dezembro, em defesa de aumentos salariais generalizados, redução do horário de trabalho e emprego com direitos.

A semana de "Ação e Luta em todos os sectores" vai ter como lema "Proteger os trabalhadores! Aumentar salários! Garantir direitos!" e como sublema "Em luta pelo emprego com direitos, contratação coletiva, 35 horas, reforço dos serviços públicos".

A iniciativa tem como objetivo "dar força e expressão à ação reivindicativa nos locais de trabalho, com plenários, concentrações, manifestações e greves, em torno das reivindicações concretas dos trabalhadores dos diversos sectores de atividade, em todos os distritos e regiões autónomas".

"Esta será uma semana de luta que abrangerá todos os setores, que mostrará a intensificação da luta nos locais de trabalho e nas empresas, em defesa das justas reivindicações dos trabalhadores", disse à agência Lusa a secretária geral da Inter, Isabel Camarinha, no final da reunião do Conselho Nacional.

Para a sindicalista, o aumento geral dos salários e das pensões, a segurança no emprego, a dinamização da contratação coletiva, a redução dos horários de trabalho, o incremento da produção nacional e a aposta no papel do Estado para o desenvolvimento de Portugal são reivindicações justas, que "não só mantêm como ganham ainda mais atualidade e premência".

"É preciso dar resposta aos problemas dos trabalhadores, da população e do país", defendeu.

Segundo Isabel Camarinha, a proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) "não responde às propostas que a CGTP-IN tem apresentado no sentido de promover uma mudança de rumo que garanta as necessidades dos trabalhadores e do país".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João
    20 nov, 2020 Almada 21:44
    Aqui estão os Comunistas no seu melhor cambada de FACISTAS não valem mesmo nada

Destaques V+