Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quantas pessoas passam dificuldades no país? É importante saber, defende Eugénio Fonseca

17 nov, 2020 - 11:10 • Olímpia Mairos , Beatriz Lopes

Portugal desperdiçou cerca de 70% dos montantes de apoio às pessoas mais carenciadas, revela a auditoria do Tribunal de Contas divulgada nesta segunda-feira.

A+ / A-

O presidente cessante da Cáritas Portuguesa defende que são necessários esforços do Estado para identificar ao certo quantas pessoas passam dificuldades no país.

Eugénio Fonseca reagiu na Renascença à auditoria do Tribunal de Contas que concluiu que o programa do Estado, que todos os meses distribui alimentos pelas famílias mais carenciadas, está a chegar a poucas pessoas.

De acordo com o relatório, em 2019, o programa teve uma taxa de execução de apenas 32%.

Ouvido pela Renascença, Eugénio Fonseca pede ao Governo que faça um levantamento dos mais pobres. Algo que é possível através da Segurança Social, das Paróquias ou até mesmo das câmaras municipais. Só falta, segundo diz, vontade política.

“É só uma questão de vontade metodológica por parte do Governo, garantindo a confidencialidade dos dados. Quer dizer, não é preciso saber quem é, mas era importante saber quantos são e quais as causas predominantes que levam, no nosso país, a cair em situação de pobreza”, defende Eugénio da Fonseca.

O presidente cessante da Cáritas considera que assim “teríamos melhores condições para que as políticas públicas e as ações que as instituições organizam para combater a pobreza fossem mais realistas”.

Aplaude a sugestão do Tribunal de Contas para que o Governo promova um sistema de vales ou cartões eletrónicos em vez de distribuir cabazes alimentares pelas famílias carenciadas.

A Renascença já pediu esclarecimentos ao Ministério do Trabalho sobre a auditoria que aponta falhas ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas.

Uma análise ao Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas conclui que, no final do ano passado, a taxa de execução era de apenas 32%, muito aquém do compromisso estabelecido de 92%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    17 nov, 2020 Funchal 13:49
    Impossível saber-se. Existe pobreza envergonhada, pessoas que viviam bem e agora são pobres.
  • António dos Santos
    17 nov, 2020 Coimbra 13:09
    Isto é uma vergonha!!! Como é possível termos tantos carenciados e a escumalha que trabalha no ministério responsável por esta área e a respectiva ministra deveriam ser levados a tribunal, presos e expulsos da função pública, sem qualquer regalia. SÃO CRIMINOSOS E LADRÕES DAS PESSOAS QUE SOFREM CARÊNCIAS BÁSICAS. HAJA JUSTIÇA.

Destaques V+