A+ / A-

Saúde

Centros de saúde e farmácias recebem novo lote de vacinas da gripe

02 nov, 2020 - 09:20 • Anabela Góis

São mais 190 mil, segundo DGS, que regista um ritmo de vacinação superior ao dos anos anteriores.

A+ / A-

Um novo lote de vacinas da gripe começa a chegar esta segunda-feira aos centros de saúde e farmácias. São mais 190 mil, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), que regista um ritmo de vacinação superior ao dos anos anteriores.

Só na primeira semana, da segunda fase, foram inoculadas cerca de 531 mil pessoas gratuitamente - a maioria nos centros de saúde, mas também nas farmácias comunitárias, onde as vacinas já estão praticamente esgotadas.

Este ano, para além das doses que vendem, as farmácias também estão a distribuir vacinas do SNS a maiores de 65 anos. Já foram disponibilizadas 200 mil, das quais foram administradas cerca de metade.

Segundo a DGS, até agora já foram distribuídas 1,4 milhões de vacinas do SNS.

A vacinação decorre durante as próximas semanas - no SNS e nas farmácias - sendo as vacinas, em ambos os casos, entregues por tranches para garantir que a campanha decorre ao longo do tempo.

Além das vacinas compradas pelo SNS, quem se quer vacinar ainda pode recorrer às vacinas que as farmácias vendem e que têm comparticipação com receita médica.

Mas, nesta altura, estas também estão praticamente esgotadas, contudo, de acordo com a Ordem dos Farmacêuticos, um novo lote é esperado na segunda quinzena deste mês.

Contactada também pela Renascença, a Associação Nacional de Farmácias não deu até agora qualquer informação adicional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+