A+ / A-

Portalegre

Um morto e 13 infetados em surto de Covid-19 em lar de freguesia rural em Avis

16 dez, 2020 - 17:59 • Lusa

Utente do lar de São Saturnino de Valongo morreu no hospital de Portalegre e tinha 91 anos, adianta autarca de Avis.

A+ / A-

Veja também:


Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do concelho de Avis (Portalegre) já infetou, pelo menos, 13 utentes e funcionários, registando-se esta quarta-feira a primeira vítima mortal, disse à agência Lusa fonte do município.

“O utente do lar de São Saturnino de Valongo que faleceu estava internado no hospital de Portalegre, tinha 91 anos”, lamentou o presidente do município, Nuno Silva.

De acordo com o autarca, estão infetados “nove utentes e quatro funcionários”, num universo de 32 utentes (contando com os utentes do apoio domiciliário) e cerca de 16 funcionários.

“Este surto surgiu no início do mês”, indicou.

“A Câmara de Avis está a acompanhar esta situação, estamos a articular com as diversas entidades para encontrar soluções e eliminar o problema”, acrescentou.

De acordo com o relatório publicado hoje pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), o distrito de Portalegre conta com um total de 41 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.

No documento é referido que o distrito regista 546 casos ativos, 1.103 casos recuperados e 29 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.

A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 165 casos. Seguem-se Marvão, com 76 casos ativos, Castelo de Vide (51), Nisa (43), Crato (39), Gavião (38), Alter do Chão (36), Elvas (23), Campo Maior (19), Monforte (16) e Ponte de Sor (15).

Os concelhos de Arronches e Avis surgem com oito casos ativos cada, Fronteira com sete e o concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.

A ULSNA, que sublinha que os dados correspondem ao apuramento das últimas 24 horas e que os mesmos são correspondentes aos apurados por laboratórios públicos, indica ainda que foram feitos até hoje 33.779 testes de diagnóstico no distrito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+