Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia proíbe fumar em locais públicos por violar imposição de máscara

12 nov, 2020 - 08:26 • Lusa

Esta interdição aplica-se em ruas movimentadas, paragens de autocarro e praças. O país tem vindo a registar um aumento no número de casos de Covid-19 desde maio.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério do Interior da Turquia decretou a proibição de fumar em locais públicos, em particular em zonas movimentadas, alegando que os fumadores que o fazem violam a obrigatoriedade do uso de máscara, instaurada para combater a pandemia.

Em comunicado, o ministério informou que a interdição se aplica em ruas movimentadas, paragens de autocarro e praças, quando necessário.

Na nota, alega-se que a obrigatoriedade do uso de máscara no espaço público, em vigor em todo o país há vários meses, deve ser respeitada, acusando os fumadores de violarem a medida sempre que fumam na rua.

O ministério também informou que as províncias que registem um aumento de infeções em doentes de risco podem impor restrições à circulação de pessoas com mais de 65 anos.

Em Istambul e Ancara, na capital turca, já foram introduzidas restrições esta semana, limitando as saídas de casa dos idosos aos horários entre as 10h00 e as 16h00.

A Turquia tem vindo a registar um aumento no número de casos de Covid-19 desde maio, quando começou a ser levantado o confinamento e as lojas reabriram.

Segundo o Ministério da Saúde turco, o país registou 86 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 11.145.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.275.113 mortos em mais de 51,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Amaral
    12 nov, 2020 Porto 12:33
    Lei que deveria ser adotada por cá, apesar da sua origem (Turquia), é uma boa ideia nomeadamente em ruas movimentadas, paragens de autocarro/metro e praças.
  • Pedro Oliveira
    12 nov, 2020 Cascais 08:45
    Concordo inteiramente. Cá devia acontecer o mesmo, tal como proibir de comer e beber nos comboios suburbanos, barcos e autocarros (que é sempre uma boa desculpa para não estar com a máscara). Viagens curtas não justifica que se coma e beba nas mesmas.

Destaques V+