Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

Primeira noite do recolher obrigatório marcada por tiroteio na Av. da Liberdade

10 nov, 2020 - 07:00 • Redação

Não há registo de vítimas. Foram usadas várias armas de diferentes calibres, tendo as autoridades recolhido mais de 30 invólucros.

A+ / A-

Quase sem vida noturna e com o comércio encerrado, a primeira noite de recolher obrigatório em Lisboa, no âmbito do estado de emergência, foi marcada por ações de fiscalização nas ruas e um tiroteio no centro da cidade.

Houve uma troca de tiros entre os ocupantes de três viaturas, na Avenida da Liberdade. Foram usadas várias armas de diferentes calibres, tendo as autoridades recolhido mais de 30 invólucros.

Mais tarde, uma das viaturas foi encontrada totalmente queimada.

Não há registo de vítimas e as autoridades estão a investigar o que terá estado na origem deste incidente que ocorreu por volta das 23h30, como explicou à Renascença o comissário da PSP Artur Serafim. “Viaturas ligeiras estavam a fazer disparados na via pública. Não sabemos quantos ocupantes.”

Os veículos e os seus ocupantes permanecem em fuga.

As perícias no local têm decorrido durante toda a madrugada.

Segundo o comissário Artur Serafim, a PSP começou às 00h00 de segunda-feira diversas operações na Área Metropolitana de Lisboa (AML), com a fiscalização do cumprimento dos novos horários dos estabelecimentos comerciais, ajuntamentos, consumo de álcool na via pública e uso da máscara quando não é possível garantir a distância de dois metros, através de "cerca de três centenas de polícias diariamente nas ruas".

A primeira abordagem das forças de segurança é a sensibilização dos cidadãos para as novas regras, pelo que "a participação do crime de desobediência é utilizada em último recurso", explicou o comissário Artur Serafim, fazendo um balanço "muito positivo" das várias operações de fiscalização no âmbito da entrada em vigor do estado de emergência, sem registo de nenhum crime de desobediência.

Lisboa é um dos 121 concelhos onde há "risco elevado de transmissão da Covid-19", de acordo com o critério geral do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) de "mais de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias", e considerando a proximidade com um outro concelho nessa situação e a exceção para surtos localizados em municípios de baixa densidade.

No âmbito do estado de emergência devido à pandemia, que entrou em vigor esta segunda-feira e se prolonga até 23 de novembro, o Governo aprovou, no sábado, novas medidas para os 121 concelhos de maior risco de contágio, inclusive o recolher obrigatório noturno durante a semana, entre as 23h00 e as 5h00, e nos próximos dois fins de semana, entre as 13h00 e as 5h00.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    10 nov, 2020 PORTUGAL 12:28
    Porque não chamarem ao ativo para PATRULHAMENTO das ruas da Capital antigos COMANDOS e PARAQUEDISTAS? Já agora em relação ao acontecimento AGRESSIVO em Queluz, onde andam os do SOS RACISMO? Não fui eu que pontapeei o INDEFESO.

Destaques V+