Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

DGS diz que vacina da Pfizer "será das melhores" caso se confirmem resultados

09 nov, 2020 - 16:37 • Lusa

“Se vier a verificar-se que a sua eficácia é na ordem dos 90%, será das melhores vacinas que teremos", disse Graça Freitas na conferência de imprensa desta segunda-feira.

A+ / A-

Veja também:


A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta segunda-feira que a vacina contra o novo coronavírus da Pfizer "será das melhores” que existem no mercado caso se confirme a eficácia de 90% hoje anunciada pela farmacêutica.

“Se vier a verificar-se que a sua eficácia é na ordem dos 90%, tenho a dizer que será das melhores vacinas que teremos, porque as que utilizamos atualmente nem todas têm essa eficácia. Esperemos que sim, que os ensaios se venham a concretizar”, disse Graça Freitas, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à Covid-19.

A diretora-geral da Saúde foi questionada sobre o anúncio da farmacêutica Pfizer, que revelou que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.

O anúncio de hoje não significa, contudo, que uma vacina está iminente. A análise provisória, de um conselho independente de monitorização dos dados, verificou 94 infeções registadas até agora num estudo que envolveu quase 44.000 pessoas nos EUA e em cinco outros países.

A Pfizer não forneceu mais detalhes sobre estes casos e alertou que a taxa de proteção inicial pode mudar até o final do estudo.

Graça Freitas disse ainda que Portugal está nos mecanismos de aquisição para esta vacina.

“Portugal está nos mecanismos europeus para aquisição de vários tipos de vacina e de várias marcas. Esta que hoje anunciou estes resultados é uma daquelas que o nosso país tem previsto adquirir”, precisou.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+