Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Diocese do Funchal reduz ocupação das igrejas

04 nov, 2020 - 16:12 • Lusa

Lotação reduzida a um terço. O número de celebrações poderá ser aumentado, para que "ninguém se veja impossibilitado de participar na eucaristia".

A+ / A-

Veja também:


O número de pessoas nas missas e noutros encontros religiosos na Madeira, a partir de sábado, não deve ultrapassar um terço da capacidade dos espaços, indicou esta quarta-feira a Diocese do Funchal, alertando para o aumento de casos de covid-19.

"Embora estes casos não coloquem radicalmente em causa o nosso quotidiano, aconselham a retomar algumas medidas de prudência que nos permitam depois celebrar o tempo do Natal com mais tranquilidade e segurança", refere em comunicado.

A Diocese do Funchal, orientada pelo bispo D. Nuno Brás, indica que o número de celebrações poderá ser aumentado, para que "ninguém se veja impossibilitado de participar na eucaristia".

"A catequese paroquial deve ser reavaliada nas suas condições de segurança", lê-se no comunicado, reforçando: "Se for necessário e prudente, seja substituída por outro tipo de encontros e acompanhamento via internet ou seja mesmo suspensa durante este próximo mês."

A diocese indica que se mantêm em vigor as normas das autoridades sanitárias no que respeita à desinfeção dos bancos e ao uso de máscaras e de álcool-gel por parte dos fiéis.

Estas orientações surgem no mesmo dia em que o Governo Regional da Madeira apresentou novas medidas de contenção da covid-19, entre as quais constam as apontadas pela diocese.

De acordo com o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), a região autónoma contabiliza 197 infeções ativas, das quais 167 foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 30 são de transmissão local. Há também registo de um óbito por covid-19.

Covid-19 por regiões

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+