Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​World Travel Awards 2020 dá dois prémios ao Dark Sky Alqueva

02 nov, 2020 - 11:38 • Rosário Silva

O primeiro Starlight Tourism Destination do mundo e o primeiro transfronteiriço já abrange uma área, entre Portugal e Espanha, de 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.

A+ / A-

O Dark Sky Alqueva acaba de ser distinguido internacionalmente com dois prémios nos World Travel Awards, anunciados nesta segunda-feira. O projeto que sai do Alentejo, já amplamente reconhecido em todo o mundo, passa a usufruir, também, dos títulos de “Europe’s Responsible Tourism Award 2020” e “Europe’s Leading Tourism Project 2020”.

“É uma grande honra podermos contar esta dupla distinção nos aclamados World Travel Awards, considerados os “Óscares do Turismo””, considera a presidente da Associação DarK Sky®, Apolónia Rodrigues, para quem, os prémios, “acarretam uma grande responsabilidade.”

O Dark Sky® Alqueva foi o primeiro destino de astroturismo português. A partir de 2007, altura em que foi criado, os promotores avançaram para o desenvolvimento de um destino sustentável, em que o recurso céu noturno fosse o pilar da base de trabalho, respondendo, assim, à tendência da procura turística.

“Aliado ao desenvolvimento turístico sustentável, a nossa missão reside, ainda, em proteger o céu noturno e com isso trabalhar com o objetivo de atingir valores próximos de zero, no que diz respeito à poluição luminosa”, indica Apolónia Rodrigues, citada num comunicado enviado à Renascença.

Quatro anos depois da sua criação, em 2011, o Dark Sky® Alqueva tornou-se o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, em 2018 o primeiro transfronteiriço e, no ano passado, passou a fazer parte dos destinos premiados pelos World Travel Awards, com a atribuição do Europe’s Responsible Tourism Award 2019.

O projeto começou com seis concelhos, aos quais se associaram Mértola, Évora, Serpa e Redondo, abrangendo atualmente uma área, entre Portugal e Espanha, de 9.700,00 km2 em torno do Lago Alqueva.

Entre as diversas propostas, a Rota Dark Sky® oferece atividades de observação astronómica a olho nu ou com telescópios, que podem ser realizadas no Observatório Oficial Dark Sky®, na Cumeada, concelho de Reguengos de Monsaraz, ou em qualquer zona do território certificado sempre guiadas por um Guia Dark Sky®.

Passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, yoga do Sistema Solar, passeios a cavalo, passeios e workshops fotográficos, passeios vínicos e provas de vinho normais e cegas, team building, orientação, bird watching, wildlife watching, são outras iniciativas contidas no projeto.

A presidente da Associação DarK Sky®, destaca, também, das atividades mais procuradas, realizadas à noite, “os workshops de astrofotografia privados ou em grupo, liderados pelo astrofotógrafo internacional Miguel Claro” e, durante o dia, “os passeios de barco pelo Alqueva, a pesca, o Sunset Dark Sky® com observação do sol através de telescópio solar acompanhado de aperitivo ou cocktail não alcoólico, e ainda o balonismo ao nascer ou ao pôr do sol.”

Apolónia Rodrigues revela que “desde o final do ano passado o Dark Sky® Alqueva tem vindo a introduzir melhorias, a diversificar a oferta de atividades e a aumentar a rede de parceiros locais”, sendo que o conceito “está a crescer a nível nacional, posicionando o nosso país como aposta de um destino internacional líder no astroturismo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+