Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Espanha com recorde diário de 25.595 novos casos

30 out, 2020 - 19:18 • Lusa

A polícia está em força nas estradas espanholas para impedir deslocações desnecessárias entre comunidades autónomas e municípios.

A+ / A-

Veja também:


Espanha registou esta sexta-feira 25.595 novos casos de Covid-19, um novo máximo desde o início da pandemia, elevando para 1.185.678 o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 239 mortes atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 35.878.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.296 pessoas, das quais 492 na Catalunha, 404 na Andaluzia, e 265 em Madrid.

Em todo o país há 18.162 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais 2.483 pacientes em unidades de cuidados intensivos, 27% das camas desse serviço.

O nível de incidência acumulada em Espanha subiu esta sexta-feira para 485 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Navarra (1.188), Melilla (1.276), Aragão (1.030), Castela e Leão (761), Rioja (746), Ceuta (734), Catalunha (700) e País Basco (594).

A polícia está em força nas estradas espanholas para impedir deslocações desnecessárias entre comunidades autónomas e municípios.

A maior parte das regiões espanholas, que têm autonomia em matéria de política de saúde, decidiu confinar os seus territórios ao nível de toda a comunidade autónoma e em muitos casos ao nível dos municípios, autorizando deslocações apenas em casos de necessidade (trabalho e saúde, entre outros).

O parlamento espanhol aprovou na quinta-feira a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de Covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021.

A medida, que já está em vigor desde o último domingo para tentar contrariar a progressão da pandemia em Espanha, estabelece o recolher obrigatório, menos nas Canárias, das 23:00 às 06:00, podendo cada uma das comunidades autónomas adiantar ou atrasar a hora de início em uma hora.

O estado de exceção também outorga a cada uma das regiões espanholas os instrumentos jurídicos necessários para decidir medidas como o confinamento obrigatório, sem necessitar da autorização da justiça.

O Governo regional de Madrid decidiu confinar a população da região apenas nos próximos dois fins de semana, que são prolongados, até segunda-feira, devido a terem dois feriados.

O Ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, é da opinião de que, com as medidas tomadas pelas comunidades autónomas, para "estabilizar, reduzir e manter baixa" a curva de infeções de Covid-19, não será necessário estabelecer um confinamento em casa, como foi o caso durante a primavera.

"Com as medidas tomadas hoje, não vamos ver o seu efeito amanhã, mas sim dentro de alguns dias", salientou hoje Illa, acrescentando que, com os instrumentos de avaliação da situação estabelecidos, os governos regionais receberam "um quadro de estabilidade e certeza" para a tomada de decisões durante os próximos seis meses.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.468 em Portugal.

Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (46.229 mortos, mais de 989 mil casos), seguindo-se Itália (38.321 mortos, mais de 647 mil casos), França (36.020 mortos, mais de um 1,1 milhões de casos), Espanha (35.878 mortos, quase 1,2 milhões de casos).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+