Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O Mundo em Três Dimensões

Quer dicas para poupar? Anote estas

30 out, 2019 - 11:22 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)

A poupança é, no fundo, uma almofada financeira para utilizarmos em caso de necessidade. Antigamente, poupar era um hábito bem entranhado na população portuguesa, mas os tempos mudaram.

A+ / A-
O Mundo em Três Dimensões - Dia da Poupança - 30/10/2019

Se pretende iniciar uma poupança ou melhorar a que já tem, tome nota destas dicas:

  • Faça um orçamento familiar: aponte as despesas fixas, as variáveis e as receitas. Assim, consegue identificar o que poderá estar a mais;
  • Faça uma revisão destas contas de vez em quando, para um novo olhar clínico;
  • Seja com muito ou com pouco, inicie uma poupança. Pode começar com um mealheiro ou até uma garrafa de água – assim consegue ver o resultado do seu esforço. Pode lá colocar as moedas de um ou dois euros ou mesmo os cêntimos que tiver na carteira. Aos poucos, e quase sem dar conta, verá que consegue um montante interessante;
  • Faça as compras com dinheiro. O uso do multibanco retira-nos a noção de quanto efetivamente gastámos;
  • Antes de comprar, pense bem: será que precisa mesmo desse artigo? E se precisa, será que o pode substituir por um mais barato?
  • Tome o pequeno almoço em casa e leve o almoço ou o lanche para o trabalho. Este foi um gesto que se começou a ver muito na altura da crise e que muitos portugueses mantêm;
  • Evite pedir dinheiro emprestado;
  • Ainda no setor bancário, veja se não está a pagar comissões a mais. No portal do cliente bancário do Banco de Portugal, pode comparar os serviços dos vários bancos. Já agora, recordo que há uma conta chamada de serviços mínimos e onde paga menos. Mas compare tudo!
  • Se tem e usa cartão de crédito, veja se tem algum programa de arredondamento. É uma espécie de poupança automática: faz uma compra ou paga um serviço e arredonda o valor para cima. O diferencial é canalizado automaticamente para uma conta poupança. Mais uma vez, cada banco funciona de maneira diferente. Informe-se.

Em 1995, a taxa de poupança das famílias era, em média, 14,8% do rendimento. Daí em diante, começou a decrescer com alguns altos e baixos. Em 2012, por exemplo, ano de crise, os portugueses aumentaram o nível de poupança para 10,2% do rendimento. Mas, em 2018, a taxa já era de 6,9%.

No dia 31 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Poupança. Foi criado para alertar os consumidores para a necessidade de gerir o dinheiro, de modo a amealhar e evitar situações de sobreendividamento.

Este ano, 17 mil famílias já contactaram o departamento de apoio ao sobreendividado da Deco.

O Papa Francisco tem alertado para a “cultura do efémero, do usa e deita fora”. Quanto pensamos em poupança, devemos também refletir sobre o estilo de vida que levamos, que gostaríamos de levar e até que ponto estaremos a ser influenciados por modelos de vida – alegadamente perfeita – que a publicidade tantas vezes nos traz a casa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+