Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Cresce o radicalismo islâmico

28 out, 2020 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Uma parte dos muçulmanos imigrados na Europa não quer ser assimilada pela cultura, pelos valores e pelas leis dos Estados europeus. Considera que o Islão é moralmente superior, pois obedece a Alá. O presidente francês Macron denunciou este “separatismo islâmico”.

Recordo-me de, alguns dias depois dos trágicos atentados terroristas nos Estados Unidos em setembro de 2001, ouvir na televisão (BBC) um clérigo muçulmano, em Londres, defender essa monstruosidade. Dizia ele que Alá mandava que todos se convertessem ao Islão – e os “infiéis” que recusassem fazê-lo deveriam ser abatidos.

Nessa altura o Reino Unido seguia uma política multicultural, procurando não incomodar os usos e costumes dos imigrantes. Depois dos atentados nos EUA, e depois também em solo britânico, essa política tornou-se menos tolerante e mais prudente.

Agora é em França que a questão do multiculturalismo se coloca, depois de um professor ter sido decapitado na rua por ter mostrado numa aula caricaturas de Maomé publicadas no jornal Charlie Hebdo, que por causa disso havia sido alvo de um mortífero ataque terrorista em janeiro de 2015. O professor agora assassinado pretendia debater com os seus alunos a liberdade de expressão.

O presidente Macron reagiu com grande firmeza contra os discursos de ódio e o radicalismo islâmico. Levantaram-se contra tal posição vozes muçulmanas no exterior de França, como as de Erdogan, presidente da Turquia, que pretende liderar uma parte dos países islâmicos. Erdogan apelou ao boicote dos produtos franceses no mundo islâmico. E, no Cairo, um dirigente da chamada Irmandade Muçulmana afirmou que as leis de Alá são superiores às leis dos Estados.

Quem mais sofre com o terrorismo dos radicais islâmicos são os muitos muçulmanos que vivem em França pacificamente, mas que passam a ser encarados com mais desconfiança e até hostilidade por parte do resto da população francesa. É o terreno ideal para favorecer o avanço de partidos de extrema-direita, como o de Marine Le Pen.

Mas não se deve respeitar a cultura dos imigrantes, que em certa medida constitui a personalidade deles? Claro que deve – mas com limites. Os países democráticos não podem aceitar que, nos seus territórios, sejam legitimados, por exemplo, os maus tratos às mulheres por parte dos maridos ou a mutilação genital feminina. Não há Estados neutros; importa que sejam o mais abertos, democráticos e tolerantes possível; mas o Estado neutro é uma ilusão liberal.

Ora uma parte, decerto minoritária, mas que estará a crescer, dos muçulmanos residentes em França não quer integrar-se nos valores e nas regras da sociedade francesa. Por isso minorias deste tipo evitam o ensino oficial do país e estimulam a radicalização. Macron também criticou, e bem, este “separatismo islâmico”, que trava a tolerância e a convivência pacífica entre pessoas de diferentes religiões ou sem religião.

O problema não se coloca apenas em França. José Sasportes, no jornal “Público” de segunda-feira, revela um preocupante documento do ano 2000, assinado em Doha, intitulado “Estratégia para a ação cultural islâmica no Ocidente”. O documento opõe-se à integração das comunidades islâmicas nos países europeus, para preservar o que considera “a superioridade moral do Islão”, rejeitando qualquer assimilação a uma sociedade, a europeia, que classifica de decadente.

Trata-se de uma tomada de posição, já com vinte anos, de uma minoria radical, como a que promoveu o chamado “Estado Islâmico?”. Não, bem pelo contrário. Esta declaração é de uma organização internacional, reunindo mais de 50 países, incluindo a Guiné-Bissau, a Arábia Saudita e a Jordânia, tendo sede em Marrocos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amora Bruegas
    29 out, 2020 Tomar 23:30
    Apetece-me perguntar a este iluminado se só agora percebeu que uma grande maioria dos muçulmanos que vivem na Europa, mesmo os já cá nascidos, NÃO quer (NUNCA quis!) integrar-se, pois com a seu evidente atraso cultural e fanatismo religioso, consideram-se superiores? Só agora começam a dar razão ao Sr le Pen, que há mais de 30 anos alertava a Europa para o desastre que aí vinha, com a vinda em massa de gente atrasada e violenta.
  • António J Costa
    29 out, 2020 Cacém 21:23
    A desobediência ao Islão é punida com a morte. Ingenuidade para quê? A tolerância só existe quando se trata de pequenas minorias, presentes em paises não islamicos. Senão vejamos o que acontece em Marrocos, "aqui ao lado". Não existem cristãos em Marrocos. Só existem muçulmanos.
  • Ivo Pestana
    29 out, 2020 Funchal 14:13
    Mas também cresce a ingenuidade de quem brinca com o islão. Ou não?