Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições do Benfica. Lista de Noronha Lopes com dúvidas sobre sistema de voto eletrónico

28 out, 2020 - 14:56 • Redação

Vítor Paneira, mandatário da Lista B, assume que há "fortes dúvidas" sobre a fiabilidade do sistema utilizado para os sócios votarem. Pela transparência, Noronha Lopes pretende que os votos físicos sejam comparados com a soma eletrónica.

A+ / A-

Vítor Paneira, mandatário da Lista B de João Noronha Lopes, sustenta que há "séria dúvidas" relativamente ao sistema eletrónico que está a ser utilizado nas eleições do Benfica e, "pela transparência", o antigo jogador reforça a ideia do candidato sobre a necessidade de uma contagem dos votos físicos.

"Estamos com dúvidas. Há peritos informáticos que estão a pôr sérias dúvidas no sistema eletrónico utilizado nestas eleições. O que queremos é que haja transparência e uma comparação entre o voto físico e o voto eletrónico, pela verdade destas eleições, disse Paneira, aos jornalistas.

O voto dos sócios do Benfica é registado por um sistema informático e a opção selecionada é registada num recibo que é impresso. Esse papel é depois depositado na urna.

A contabilidade dos votos é feita automaticamente pelo sistema utilizado, mas Noronha Lopes pretende que os votos físicos, depositados nas urnas, sejam contados para que haja uma comparação com o resultado dos votos eletrónicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+