A+ / A-

Cimeira Mundial da Saúde começa este domingo marcada pela pandemia

25 out, 2020 - 08:23 • Lusa

A cimeira decorrerá integralmente de modo virtual. Portugal estará representado pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo deputado do PSD Ricardo Batista Leite.

A+ / A-

A primeira Cimeira Mundial da Saúde totalmente virtual começa este domingo, num ano marcado pela pandemia da covid-19, que dominará a discussão dos políticos, académicos e representantes de organizações internacionais e farmacêuticas convidados.

A sessão de abertura, que se realiza hoje à tarde, terá intervenções do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, e de representantes das farmacêuticas Sanofi e Pfizer, entre outros.

Até terça-feira, estarão em contacto 300 representantes de cerca de uma centena de países em 50 sessões de discussão.

Portugal estará representado pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo deputado social-democrata Ricardo Batista Leite, que é também coordenador de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

O desenvolvimento de vacinas, a resposta à pandemia, a investigação em curso e a preparação para pandemias futuras serão temas em análise durante os painéis, numa cimeira em que não se falará só de covid, mas também de saúde infantil, cancro da mama, saúde e alterações climáticas, saúde feminina, HIV ou a situação específica dos refugiados e migrantes.

Os trabalhos da cimeira podem ser acompanhados em (https://www.worldhealthsummit.org), após registo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gaspar
    25 out, 2020 Leiria 11:20
    Só peca por ser tardia mas vale mais tarde que nunca, já a deviam ter feito há mais tempo e terem encontrado uma forma de se ter chegado a este ponto, espero e desejo que encontrem uma solução para a actual situação dos Países.

Destaques V+