Tempo
|
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Nem ateu nem fariseu

Um casal gay é amor. Uma casa homossexual é uma família

23 out, 2020 • Opinião de Henrique Raposo


Uma família é uma família, seja qual for a sua orientação sexual. Entre homossexuais casados e comprometidos com o sacrifício inerente à criação de uma família e heterossexuais presos à cultura do individualismo hedonista que despreza a família e o casamento, estou com os primeiros.

O sexo é a maior prisão dos católicos. Aliás, muitas vezes o catolicismo assemelha-se a uma obsessão com a cama dos outros – um facto indesmentível que afasta milhões da Igreja.

Na questão da homossexualidade, até percebo a recusa do casamento religioso, mas não percebo a diabolização do gay/lésbica enquanto pessoa. O gay pode e deve fazer parte da família cristã como qualquer outro filho de Deus, até porque a nossa identidade sexual não é assim tão importante. O problema dos castos, aliás, é este: transformam paradoxalmente a sexualidade no centro de tudo.

Em paralelo, não compreendo a recusa da união civil de gays e lésbicas. Uma família é uma família, seja qual for a sua orientação sexual. Entre homossexuais casados e comprometidos com o sacrifício inerente à criação de uma família e heterossexuais presos à cultura do individualismo hedonista que despreza a família e o casamento, estou com os primeiros.

Quando se fala na alegada condenação da homossexualidade, é certo e sabido que surge a invocação apressada do episódio de Lot em Sodoma (Gn 19). Dois mensageiros da Palavra entram em Sodoma; na obediência ao dever da hospitalidade, Lot acolhe-os em sua casa. Uma multidão de homens aparece para violar os visitantes. Lot não o permite.

Ora, o episódio não é uma condenação da homossexualidade, é uma condenação da violência sexual, seja ela qual for. É uma condenação da violação e não da orientação sexual dessa violação.

A seguir, Lot sai de Sodoma, passa por Soar e acaba nuns montes perdidos. As suas duas filhas concebem filhos do próprio pai. A mais nova tem Ben-Ami, fundador dos amonitas. A mais velha tem Moab, fundador dos moabitas. Tribo impura? Pensem de novo: Rute, uma moabita, é a personagem de um dos livros fundamentais do Antigo Testamento sobre o perdão (Livro de Rute) e o próprio Jesus Cristo tem sangue moabita. Rute está na linhagem de sangue de Jesus. Lamento, mas não há pureza sexual que sobreviva à Bíblia. Já agora, Abraão e Sara praticaram incesto.

Claro que os obcecados com o alegado pecado da homossexualidade podem depois invocar os códigos legais do Levítico e do Deuteronómio. Mas nós, como católicos, seguimos o Evangelho de Jesus Cristo ou seguimos códigos legais de uma tribo em guerra pela sobrevivência há três mil anos? Jesus passou a vida a retirar importância a grande parte das regras exteriores do Levítico e Deuteronímio. Não podemos comer frutos do mar? Devemos apedrejar mulheres e filhos?

A nossa chave é o Evangelho. Não é Filipe forçado a batizar o eunuco etíope (Act 8)? Tal como Jonas é enviado a Nínive, Filipe é enviado ao eunuco, que já não pode ser visto aos olhos de Levítico. E repare-se que “eunuco” não tem aqui uma leitura meramente técnica, não é só o castrado; “eunuco” pode ser visto como sinónimo de “homossexual”.

Aliás, através da palavra “eunuco”, Jesus Cristo (o próprio) constata com toda a naturalidade a presença da homossexualidade: “Há eunucos que nascem assim no seio materno, há os que se tornaram eunucos pela interferência dos homens e há os que se fizeram eunucos a si mesmos por amor ao Reino de Deus. Quem puder compreender, compreenda” (Mt 19, 12). “Há eunucos que nascem assim no seio materno” e “há os que se fizeram eunucos a si mesmos por amor ao Reino de Deus”.

Trata-se de uma constatação sem qualquer carga pejorativa da presença da homossexualidade na Criação. A par desta passagem, temos ainda que destacar o absoluto silêncio de Jesus sobre orientação sexual ou sexo entre pessoas do mesmo sexo. Não há nada. Zero. O Papa Francisco teve a coragem de olhar a sério para Mt 19, 12. Só isso. “Só”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Boléo
    04 nov, 2020 Costa de Caparica 00:06
    Henrique Raposo mente descaradamente, por isso seu escrito para mim nada vale, não vale nenhuma das suas afirmações. Quando afirma que "Abraão e Sarai cometem incesto"!... Abraão era legítimo esposo de Sarai. Onde observou a prática do "incesto", em que relatos se baseou para afirmar isso?. É o suficiente para revelar a sua opinião tendenciosa e as falsas intenções na argumentação do autor Henrique Raposo, neste seu escrito.
  • Rui Silva
    26 out, 2020 Lisboa 10:49
    Considero impressionante como um indivíduo como o sr. Henrique Raposo dispõe de “tempo de antena” na Emissora Católica Portuguesa! Há muito tempo que é evidente o seu profundo desacerto com a Igreja da qual diz ser membro. Neste último artigo, ultrapassou todos os limites: os da honestidade intelectual; os do conhecimento bíblico; os da doutrina da Igreja. Muito, muito triste e lamentável! Direcção da Renascença, despertem, por favor!
  • José Maria
    26 out, 2020 Lisboa 09:16
    Exmº Sr Henrique Raposo, Permita-me o meu "desvario" em discordar e reprovar a sua opinião aqui deixada. Em primeiro lugar, não entendo porque raio vem aqui tentar obrigar os católicos aceitar o que é contrário à tradição dos católicos. É repugnante , no minimo , tentar obrigar os cristãos a aceitar as suas ideias, uma vez que não são aceitáveis. Não é com bons olhos que um cristão vê uma parelha de gays, pois consideramos uma anormalidade, diria mais, uma aberração. Para começar, não consideramos um casal, o que de facto não são. São dois homens (gays) com problemas psicológicos que precisam de ajuda para curar dessa doença. Há que ter a coragem em afirmar e dizer a verdade. O casamento é entre um homem e uma mulher. É um contrato entre um homem e uma mulher que juram fidelidade um ao outro. É com o amor entre os dois que haverá descendência. E por favor, leia a Biblia . Em lugar nenhum é dito que o casamento não é entre um homem e uma mulher. Por favor, não venha tentar obrigar os cristãos a abandonar o que aprendemos e acreditamos. E finamente, não venha ofender os cristãos pelo que acreditamos. Ninguém o obriga a ser cristão, não nos venha agredir com essas suas ideias e muito menos impor. Tenho dito.
  • Abigail Ribeiro
    25 out, 2020 Vila Nova de Gaia 17:01
    Exmo. Sr. Dr. Henrique Raposo Li com atenção o artigo de opinião de sua autoria, intitulado 《NEM ATEU NEM FARISEU Um casal gay é amor. Uma casa homossexual é uma família》, datado de 23/10/2020. Envio-lhe a referência do trecho bíblico de Génesis 12:1-20. Queira conferir pf particularmente os versículos 10-20 desre capítulo 12. Não pretendo ser crítica, mas realmente parece-me que houve uma incorreção ao dizer que Abrão e Sarai cometeram incesto. Muito grata pela atenção dispensada e com os melhores cumprimentos, Abigail Ribeiro
  • piriquito
    24 out, 2020 Loures 21:54
    Senhor Henrique Raposo, no nosso planeta Terra, só falta aprovar a pedofilia e o casamento entre um Humano e um Animal irracional. Chegará um tempo em que um homem de 30, 40, 50, etc. pode casar com uma criança de 7, 8, 9 10 ou 12 anos... Chegará um tempo em que um homem ou uma mulher poderá casar com o gato, o cão, o rato, o elefante, a raposa, o tigre, a formiga, a pulga, a aranha etc. etc... E nessa altura estará aqui o Senhor Henrique Raposo a defender que estes casamentos são normais. Melhor, o Senhor Raposo dirá que um pedófilo casado com uma criança é Amor e que uma casa de pedofilos é uma família... E o Sr. Henrique Raposo dirá também que um casamento entre um Humano e um animal irracional é Amor e que um casal de um Humano com um cão ou um rato é uma família. O Sr. Raposo também defenderá leis para estes Seres, como a possibilidade de um rato, um gato , uma pulga. uma formiga, receber a herança deixada pelo humano. Não demora muito tempo em que na assembleia da república ( a creche da Nação), irá aprovar uma lei em que permite a gataria e cachorrada, as formigas, as aranhas os raposas, os ratos terem direito ao voto.... E cá estará o Senhor Raposo a invocar o seu evangelho para dizer que tudo é normal e não deve haver acepção de nenhuma criatura. Tudo se aprova e tudo se aproveita em nome da fama, e do dinheiro. O Senhor Raposo precisava de fazer trabalhos forçados para aprender o que a vida custa aqueles que o Senhor tem como ignorantes. PENSE! PENSE!
  • Marjorie Dawe
    24 out, 2020 S. Paulo 13:09
    UM JARDIM SURGIRÁ... "Os meses que se aproximam se converterão em grandes convulsões populares, cuja magnitude afetará a Humanidade como um todo. Aproximam-se dias de Trevas na Igreja... Lideranças exaltadas lutarão para derrubar *Francisco!! Sua vida está ameaçada!! Não vos abateis com os clamores de vitória dos inimigos... Silenciai e orai com Maria!! Ela saberá acolher-vos em seu coração materno. Tendes uma Mãe pensada e criada para isso: Estar direcionando os homens quando Satanás tomar as *rédeas do mundo!!. Tudo já foi dito e longamente mencionado no Apocalipse!! Portanto, sabei suportar as grandes tragédias mantendo o coração ciente e convicto de que afinal o *Amor sairá vencedor!!... Um Jardim de Paz e Alegria surgirá para um *Novo Recomeço de uma Civilização testada no fogo e depurada de toda sombra de maldade. Será assim na Terra como no Céu!!...” Teu Pai Filho Espírito Santo a Marjorie Dawe
  • Amora Bruegas
    24 out, 2020 Tomar 12:47
    Este "judas" pirou de vez..., ou não percebe que um mau caso de relação natural, não jstifica uma relação contranatura, aberrante, e que seus desvios não são desculpa para uma pseudo-harmonia, que irá afectar as crianças futuramente, nalguns casos ao suicídio, como já aconteceu.
  • Joaquim Santos
    24 out, 2020 Tojal 09:59
    "Este papa tem sido uma desilusão quase desde o primeiro dia." Não creio. Este papa é um atabalhoado a dizer as verdades, porém, sofre de apoio à retaguarda. Já não é ouvido nem acreditado dentro do Vaticano, não por culpa dele, mas devido aos muitos raposos que o cercam. A doutrina está certa, quer queiras quer não ele é apoiado por Maria. Será exilado, e a ele se agregará o pequeno rebanho expurgado de raposas. É bom estarmos atentos. Esta forma atabalhoada de se exprimir, é apenas para que os cabritos dêem saltos que nem raposos, para que nós saibamos quem são os cabritos e quem são os cordeiros. Posiciona-te irmão, os que vegetam na Igreja ou à sobra dela são os que mais saltam.
  • Q
    23 out, 2020 Lisboa 23:50
    Caro Henrique, continue assim que vai bem, a igreja vai de uma rendição para outra a uma velocidade vertiginosa. Um dia o clero acorda e ja sera tarde, as igrejas estarão vazias porque os catolicos a serio a terão abandonado. E nao ponham os olhos no exemplo anglicano, uma igreja que pendeu para a esquerda e se encontra agora em vias de extinção. Este papa tem sido uma desilusão quase desde o primeiro dia.
  • maria tiana
    23 out, 2020 Almada 16:56
    Continuo com o que não coube no comentário anterior. O catolicismo não é um conjunto de ideias, que povoam as cabeças e andam ao sabor dos ventos... A Igreja de Jesus Cristo assume UMA VIDA, UM CAMINHO, UMA VERDADE, personalizada em Cristo o Filho de Deus. Ou assumimos e temos Fé, ou rejeitamos. Não façamos uma mistura que mais confunde do que ajuda. O seu artigo põe em causa verdades fundamentais da Doutrina. Gostaria de citar muitas coisas para lhe dizer que não tem razão da forma como fala. Mas uma coisa eu gostaria de lhe dizer: O Amor é caridade, entrega, serviço e missão. Tudo isto para criar e construir... Devemos respeitar todos, mas o respeito também tem limites. Eu respeito um ladrão "profissional" como ser humano, mas não posso aceitar o que ele faz como normal... E a Criação tem um NORMAL. O Equilíbrio é Virtude... O Sr. põe em causa a virgindade de Maria... Seria Ela também "eunuca" por interferência de Deus (como o Sr. nos mandou ler Mt 19, 12)??? Porquê que Deus não deu uma mulher a Nossa Senhora para cuidar do Menino Jesus??? Porquê que a Família de Nazaré foi um Homem e uma Mulher??? Senhor Henrique Raposo é melhor estar calado em determinados assuntos porque só escreve e fala para ter fama. Diga-nos quem é? O que pretende ?