Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2021

Fazer desporto vai dar desconto no IRS

12 out, 2020 - 09:40 • Redação

Os contribuintes que peçam fatura nos ginásios podem deduzir 15% do IVA.

A+ / A-

Veja também:


Depois dos cabeleireiros, restaurantes, oficinas e veterinários, o Governo alarga os benefícios fiscais aos ginásios para quem pedir fatura: Os gastos com atividades desportivas vão ter desconto no IRS.

A proposta de Orçamento do Estado para 2021 prevê que os contribuintes que frequentem ginásios ou outros serviços de fitness possam deduzir 15% do IVA.

O limite máximo da dedução mantém-se nos 250 euros por família, basta pedir a fatura com o número de contribuinte.

Além dos ginásios, as Finanças incluem o ensino desportivo e recreativo e as atividades dos clubes desportivos. Assim, esta redução também abranje os casos de crianças e jovens que praticam modalidades desportivas fora do contexto escolar.

Segundo a classificação das atividades económicas do Instituto Nacional de Estatística, nestas atividades inclui-se a instrução de “futebol, andebol, ginástica, natação, artes marciais, equitação, jogos de cartas, yoga, assim como as atividades dos instrutores, professores e treinadores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Salgado
    23 fev, 2022 7350 Elvas 11:56
    E o desporto que é feito e pago através de autarquias ??? Qual a verba em que se incluem ?? Ginásios é a única, mas aparece logo a mensagem que a entidade não está registada para tal. Como se faz ??
  • Anónimo
    13 out, 2020 Anónima 00:09
    Então mas e para quem é Personal trainer ou treinador no desporto? Também vai dar direito aos 15%? É que a maioria dos treinadores e dos personal trainer's têm o ginásio gratuito não conseguem ter uma fatura de algo que usufruem gratuitamente e muitas das vezes vem isso explicito no contrato "... Utilização gratuita dos espaços desportivos (ginásio, campo...)" como é que vai ser para estas pessoas?

Destaques V+