Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa e Sánchez debatem recuperação económica na Cimeira Luso-Espanhola

10 out, 2020 - 09:14 • Lusa

Criação da figura de trabalhador transfronteiriço e de documento único de circulação entre as medidas previstas.

A+ / A-

A 31.ª Cimeira Luso-Espanhola junta este sábado na Guarda quase 30 membros dos governos de Portugal e de Espanha para discutir e aprovar a cooperação transfronteiriça e uma estratégia conjunta de recuperação económica.

O forte nevoeiro na região da Guarda atrasou esta manhã a aterragem dos helicópteros que transportaram a delegação espanhola que vai participar na 31.ª cimeira ibérica.

Fonte da delegação portuguesa disse à agência Lusa que os helicópteros acabaram por aterrar num local diferente do previsto e que a cimeira Portugal-Espanha vai começar com alguns minutos de atraso.

O programa inclui reuniões setoriais e um encontro entre o primeiro-ministro português, António Costa, e o presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, em torno dos temas centrais da cimeira.

A criação da figura de trabalhador transfronteiriço e de um documento único de circulação para harmonizar a passagem de menores entre Portugal e Espanha são duas medidas previstas.

As autoridades portuguesas e espanholas estão também a trabalhar num "documento único de circulação para harmonizar e padronizar a passagem de menores na fronteira", bem como a tentar encontrar "melhorias para a cobrança das portagens", adiantou à Lusa a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

No eixo relativo à "melhoria de infraestruturas e conectividade territorial", tal como já foi anunciado, foi consensualizado o compromisso para o "fecho de rede" de um conjunto de ligações rodoviárias, como por exemplo entre Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro.

Prevê-se a criação de uma saída na autoestrada para a vila portuguesa, a requalificação do parque para veículos de mercadorias e a renovação do posto de turismo, entre outras medidas.

Além da apresentação do documento final com as medidas aprovadas, António Costa e Pedro Sánchez estarão também presentes, ao final da tarde, numa cerimónia onde será apresentado um estudo sobre "A Projeção Internacional do Espanhol e do Português: O potencial da proximidade linguística".

O primeiro-ministro já tinha anunciado, aquando da apresentação do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, que esta cimeira "vai aprovar uma estratégia de desenvolvimento transfronteiriço para ser financiada no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021/2027".

O primeiro-ministro português e o presidente do Governo de Espanha, ambos socialistas, têm assumido como principal objetivo a adoção de políticas públicas para o desenvolvimento das regiões transfronteiriças, que se encontram entre as mais pobres da Europa.

Para contrariar a atual realidade, o governo português já anunciou "um investimento para a conectividade e modernização das áreas de localização empresarial no interior" com a construção de "ligações transfronteiriças de Bragança até ao Algarve que rompam com o isolamento de muitos dos territórios do interior relativamente a Espanha".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+