Tempo
|
A+ / A-

​Notícia Renascença

Principal arguido de Tancos quer devolver armas para reduzir pena

09 out, 2020 - 14:23 • Ana Rodrigues

João Paulino apresentou ao tribunal um requerimento, em que se mostra disponível para entregar o material ainda desaparecido dos paióis de Tancos.

A+ / A-

Depois do pirata informático Rui Pinto, é agora a vez do principal arguido no caso do furto de armas de Tancos querer colaborar com a justiça a troco de uma possível atenuação de pena.

João Paulino apresentou ao tribunal um requerimento, em que se mostra disponível para entregar o material ainda desaparecido dos paióis de Tancos.

A pretensão já foi aceite pelo juiz do Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, segundo o despacho a que a Renascença teve acesso.

O Ministério Público concorda que esta colaboração que João Paulino, o cérebro do furto, está a ter com a justiça tenha uma repercussão positiva para ele, naquela que vier a ser a sentença condenatória.

Segundo o documento, será a Polícia Judiciária a receber o restante material furtado em Tancos e que será entregue por João Paulino.

É o mais recente desenvolvimento num processo que entra numa fase decisiva no próximo dia 2 de novembro, data prevista para o início do julgamento no tribunal de Santarém.

O processo sobre o furto das armas de Tancos conta com um total de 23 arguidos, entre os quais o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes.

No banco dos réus vão estar também o ex-diretor nacional da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira, o ex-porta-voz da PJM Vasco Brazão e o ex-fuzileiro João Paulino, que segundo o Ministério Público foi o mentor do furto, os quais respondem por um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.

Azeredo Lopes está acusado dos crimes de denegação de justiça e prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário, abuso de poder e denegação de justiça, num processo que investigou o furto e a encenação do achamento do armamento furtado dos paióis de Tancos.

Nove dos arguidos são acusados de planear e executar o furto do material militar dos paióis nacionais e os restantes 14, entre os quais Azeredo Lopes, que se demitiu do cargo político no seguimento do processo, e os dois elementos da PJM, da encenação que esteve na base da recuperação do equipamento.

O caso do furto das armas foi divulgado pelo Exército em 29 de junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a alegada recuperação do material de guerra furtado ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    09 out, 2020 17:24
    E que se clarifique o papel do então Ministro da Defesa, do papel do Presidente Marcelo e do PM António Costa: tiveram conhecimento ou não? É que «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um bando de ladrões»: Agostinho de Hipona (354-430).

Destaques V+