Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Contratação pública. CDS “alarmado” com proposta do Governo apresenta alternativa

08 out, 2020 - 18:42 • Paula Caeiro Varela Lusa

Os centristas consideram que o executivo vai longe demais e querem meter travões a um diploma que pode abrir a porta a facilitismos no uso de dinheiros públicos.

A+ / A-

O CDS apresentou esta quinta-feira 11 alterações à proposta do Governo sobre as regras da contratação pública.

Os centristas consideram que o executivo vai longe demais e querem meter travões a um diploma que pode abrir a porta a facilitismos no uso de dinheiros públicos.

O Governo propõe que se abandonem os concursos públicos, passando para um regime de consulta prévia com convite a cinco entidades, cujos montantes máximos de empreitada passam de 150 mil euros para 5 milhões.

Trata-se de um aumento de 35 vezes. É demais, considera o deputado do CDS, João Gonçalves Pereira.


“Isto parece-nos um claro abuso, um excesso, é passar do oito ao 80, com todos os riscos que isto pode comportar. No entanto, não podemos deixar de ser sensíveis ao momento em que vivemos e aos fundos comunitários que o país vai receber e deve utilizar bem”, afirma o deputado.

Assim, o CDS propõe que o teto não seja de cinco milhões, mas de um milhão de euros, “para dar alguma folga e flexibilizar as medidas de contratação”.

Ao todo, são 11 propostas de alteração. Tal como está, o CDS garante que a proposta do Governo merece a oposição veemente do partido.

O prazo para a entrega de propostas de alteração termina na sexta-feira. A nível parlamentar, garante João Gonçalves Pereira, não houve negociações sobre este diploma com o CDS.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+