Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Justiça. Estão a aumentar os processos na área do trabalho

08 out, 2020 - 09:25 • Marta Grosso com redação

Quem o diz é a ministra da Justiça, segundo a qual ainda não há grande aumento das insolvências ou de casos relacionados com as moratórias.

A+ / A-

A pressão da pandemia na Justiça sente-se, sobretudo, nos tribunais de Trabalho. Em entrevista ao podcast do PS, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, afirma que os processos aumentaram.

“O que estamos a ter, essencialmente, neste momento é um grande afluxo na área laboral, do trabalho. Não temos ainda o afluxo que pensaríamos na área do comércio, onde estão as insolvências e também não temos um grande afluxo relativamente às execuções das moratórias”, afirma.

Francisca Van Dunen e o Sindicato dos Magistrados tinham previsto uma enchente de processos relacionados com os problemas económicos e sociais causados pela pandemia de Covid-19, no último trimestre deste ano.

Já na semana passada, a ministra da Justiça que tem havido um aumento do número de processos nos tribunais do país, sobretudo ao nível da jurisdição laboral. "Mas estamos a trabalhar em articulação com o Ministério Público, com o Conselho Superior da Magistratura, no sentido de acompanharem essas situações e de serem adotadas medidas para prevenir grande acumulações", afirmou à margem da visita às novas instalações do Juízo de Instrução Criminal (JIC) e do Ministério Público (DIAP) de Penafiel, na terça-feira, dia 29 de setembro.

Van Dunen explicou que os condicionalismos criados pela pandemia de Covid-19 trazem novos desafios no desenvolvimento dos processos. "A pandemia não é compatível com a celeridade de nada", afirmou.

O facto de algumas diligências exigirem a presença física de pessoas obrigou ao seu reagendamento e à alteração de procedimentos.

Num balanço do primeiro mês de atividade dos tribunais depois das férias, a ministra considera, contudo, que tudo tem decorrido "sem incidentes de maior, dentro do que era expectável", havendo "uma normalização da atividade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+