A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Reino Unido com quase 15 mil novos casos num dia, o dobro do registo diário há uma semana

06 out, 2020 - 18:41 • Lusa

Ministério da Saúde britânico está a tentar contactar milhares de pessoas para ordenar isolamento face a aumento significativo de novas infeções diárias por Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Reino Unido registou 14.542 novas infeções e 76 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, mais do dobro do que há uma semana, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde britânico, que tenta contactar milhares de pessoas para ordenar isolamento.

Na segunda-feira tinham sido registados 12.594 novos casos e 19 mortes, e faz hoje uma semana, na última terça-feira, tinham sido contabilizados 7.143 novas infeções, na altura um recorde diário, e 71 mortes.

O total acumulado desde o início da pandemia Covid-19 no Reino Unido é agora de 530.113 de casos de contágio confirmados e de 42.445 óbitos num período de 28 dias após um teste positivo.

Uma falha técnica identificada no fim-de-semana descobriu 15.841 casos que não foram notificados entre 25 de setembro e 02 de outubro nas estatísticas atualizadas nem ao serviço de rastreamento, que está agora a tentar identificar os contactos próximos para ordenar o isolamento durante duas semanas.

O deputado trabalhista e ministro sombra da Saúde, Jonathan Ashworth, calculou que mais de 48.000 pessoas possam ter sido contagiadas e estejam a espalhar o vírus involuntariamente porque não foram alertadas e disse que o problema está a "colocar vidas em risco”.

O executivo britânico garantiu hoje que 63% das cerca de 16 mil pessoas diagnosticadas positivas já foram contactadas, mas admitiu não saber quantas pessoas poderão ter no total sido afetadas.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.032 pessoas dos 80.312 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+