Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marte vai brilhar mais forte nos próximos dias

06 out, 2020 - 16:15 • Redação

O fenómeno ocorre de 26 em 26 meses quando a Terra ultrapassa Marte no seu movimento à volta do Sol.

A+ / A-

O planeta Marte encontra-se, a partir desta terça-feira, mais próximo da Terra e, “por isso mesmo, mais brilhante”, adianta o Observatório Astronómico de Lisboa.

O chamado "Planeta Vermelho" encontra-se a 62,1 milhões de quilómetros da Terra, um fenómeno que só acontece de 26 em 26 meses.

Às 19h43 de Portugal continental é possível observar o planeta “à distância mínima da Terra”, apesar de se encontrar a essa distância desde as 15h15 - altura em que ainda não é possível vê-lo da Terra. O planeta pode ser visto até às 8h24 min de quarta-feira, 7 de outubro.

Isto acontece “sempre que a Terra ultrapassa Marte no seu movimento de translação em torno do Sol”, uma vez que o planeta azul é mais rápido nesse movimento, explica o Observatório Astronómico de Lisboa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+