Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Inglaterra fecha pubs e restaurantes às 22h00

22 set, 2020 - 10:54 • Marta Grosso com BBC

Medida entra em vigor amanhã, quarta-feira. Primeiro-ministro fala hoje ao país para explicar as novas regras de contenção da pandemia.

A+ / A-

Todos os pubs, bares, restaurantes e outros locais de restauração em Inglaterra vão ter de encerrar as portas às 22h00, de modo a ajudar a conter a propagação do novo coronavírus.

A medida, que entra em vigor na quinta-feira, dia 23, impõe também restrições ao atendimento, definindo que só será permitido o serviço de mesa.

Estas e outras medidas de contenção da pandemia de Covid-19 estiveram a ser discutidas nesta terça-feira numa reunião com o gabinete de crise. O Reino Unido encontra-se em nível 4 de alerta, o que significa que a transmissão do novo coronavírus é "alta ou está a aumentar exponencialmente".

Michael Gove, ministro do Governo, já veio defender que as pessoas deveriam optar por trabalhar em casa, "se puderem", e que não deveria haver público nos estádios ou recintos desportivos.

Sobre a hora de encerramento de bares e restaurantes, Gove disse, em declarações à BBC Breakfast, existir evidências de que o horário das 22h00 tem um "efeito benéfico" na disseminação do vírus em áreas onde a restrição já foi tentada.

Na mesma entrevista, o ministro descreveu as novas restrições como uma "recalibração que esperamos e acreditamos será suficiente para conter a disseminação".

"Não vamos voltar aos tipos de medidas que tínhamos na Primavera", garantiu, recusando que o Governo tenha agido mal quando abriu as restrições no Verão.

O conjunto das novas normas para fazer face a um novo aumento de casos no país vão ser apresentadas à Câmara dos Comuns mais tarde, pelo primeiro-ministro. À noite, Boris Johnson falará ao país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+