Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Ourique contrata equipa para ajudar lar com surto de Covid-19

18 set, 2020 - 16:38 • Lusa

Há já 27 casos de infeção na sequência do surto no lar de Santa Luzia, em Ourique, entre eles um bebé de 11 meses, filho de uma das funcionárias infetadas.

A+ / A-

Veja também:


O município alentejano de Ourique contratou uma equipa de 12 ajudantes para substituir os funcionários e assegurar os serviços e cuidados aos utentes infetados com Covid-19 no lar da aldeia de Santa Luzia, foi hoje anunciado.

A equipa de 12 ajudantes de lar foi contratada a uma empresa de prestação de serviços na sequência da "situação de contágio" de Covid-19 identificada no Lar de Santa Luzia, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, no distrito de Beja, explica o município, em comunicado.

Segundo a autarquia, a equipa foi contratada para substituir os funcionários infetados e para "assegurar a manutenção do apoio, dos serviços e dos cuidados essenciais para a saúde e bem-estar" dos 15 utentes que estão no lar, sendo que 13 estão infetados e dois tiveram resultados inconclusivos nos testes de despiste de Covid-19.

"Este contexto excecional e as aprendizagens com outras situações ocorridas durante a pandemia noutros territórios aconselharam a adoção desta iniciativa, que permite garantir o normal funcionamento da instituição até à recuperação dos infetados", frisa o município.

A situação de contágio identificada no Lar de Santa Luzia já provocou 28 infetados confirmados, nomeadamente 14 utentes, dos quais 13 estão no lar e uma internada no hospital de Beja, 13 funcionários, que estão de quarentena em casa, e um bebé, filho de uma funcionária infetada.

O primeiro caso positivo de Covid-19 no Lar de Santa Luzia, relativo a uma idosa de 85 anos, foi detetado no domingo, após um teste realizado pela utente no hospital de Beja, devido a "um episódio hospitalar de urgência".

Fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo disse à Lusa que a idosa foi operada e está internada no piso dedicado à Covid-19, com um estado de saúde considerado "estável".

Após ter sido detetado o primeiro caso, foram feitos na terça-feira 40 testes de despiste de Covid-19 aos restantes 16 utentes e 24 funcionários do lar, tendo 26 dado resultados positivos, elevando para 27 o número de infetados.

Dos 40 testes feitos na terça-feira, 26 tiveram resultados positivos (13 utentes e 13 funcionários), dez negativos (um utente e nove funcionários) e quatro inconclusivos (dois utentes e dois funcionários), disse à Lusa o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro

Segundo o autarca, o único utente com resultado negativo no teste foi retirado na quarta-feira para uma casa do município e os dois utentes e dois funcionários com resultados inconclusivos mantêm-se no lar enquanto aguardam pelos resultados dos segundos testes.

Na quinta-feira, foram feitos testes de despiste de Covid-19 aos contactos diretos dos infetados no Lar de Santa Luzia, disse Marcelo Guerreiro, referindo que "não está em cima da mesa" a colocação de uma cerca sanitária à aldeia, que tem cerca de 350 habitantes.

Também na quinta-feira, foi confirmada a infeção do bebé, o que elevou para 28 o número de infetados.

Em declarações à Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, José Raul dos Santos, disse que o bebé, que vai fazer 11 meses na segunda-feira, estava com mais oito bebés na única das duas salas do berçário da creche em funcionamento e que foi fechada.

Os outros oito bebés e os cinco funcionários da sala do berçário foram para casa e vão ser testados de acordo com as orientações da autoridade de saúde, disse José Raul dos Santos.

O provedor referiu que todas as outras salas da creche e jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Ourique estão a funcionar e também deverão ser feitos testes de despiste de Covid-19 a todas as outras crianças que frequentam o espaço e a todos os outros funcionários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+