Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Estádios com 30 mil lugares "acolhem 5 mil pessoas em segurança"

03 set, 2020 - 14:15 • João Paulo Ribeiro

​Hermano Sanches Ruivo, vereador português da Câmara Municipal de Paris, fala sobre a experiência francesa de ter público em número limitado nos recintos desportivos.

A+ / A-

Hermano Sanches Ruivo, vereador português na Câmara de Paris, entende que a decisão tomada pelo governo francês, de albergar um máximo de cinco mil adeptos no estádio por jogo, foi a mais correta.

A decisão do governo francês contrasta com a das autoridades portuguesas, que insistem em não permitir o regresso dos adeptos aos estádios. Em entrevista a Bola Branca, Hermano Sanches Ruivo sublinha que "um estádio com 30, 40, 50 mil lugares acolhe, certamente, cinco mil pessoas em segurança".

"A vida continua e temos de viver com a Covid. A decisão do governo francês de permitir um número limitado de espectadores nos estádios parece-me lógica. A experiência de ter cinco mil pessoas nos estádios é natural, porque a vida tem de continuar, as crianças estão a regressar à escola, há pessoas em teletrabalho, mas também há quem tenha de ir para o escritório. O governo será o primeiro a dizer que tudo volta atrás se as coisas correrem mal. Temos de ver como a situação vai evoluir", refere.

A situação, no futebol francês, é avaliada dia a dia, jogo a jogo, estádio a estádio. Até agora, não há registo de incumprimentos, com os clubes de diferentes dimensões a perceber que há que ser rigoroso.

"Há outros eventos com centenas de pessoas e o importante é que as medidas de segurança sejam respeitadas. Claro que existem outros escalões onde é necessária essa disciplina, também. Ainda no sábado, tivemos um jogo da segunda divisão, aqui em Paris, e tivemos de organizar a presença de cerca de 250 pessoas. Há milhares de clubes de outras divisões. Estamos a assistir a uma abertura generalizada dos estádios mas com uma enorme preocupação sobre a própria evolução das coisas", conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+