Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Tribunal admite providência cautelar do bar Elefante Branco contra horários Covid-19

10 set, 2020 - 12:51 • Olímpia Mairos , Liliana Monteiro

A decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal é provisória. Até à decisão final, o espaço de diversão noturna em Lisboa continua a ter de cumprir horários de funcionamento impostos para conter a propagação da Covid-19.

A+ / A-

“Uma excelente notícia”. É desta forma que o movimento nacional pela defesa da abertura dos bares vê a decisão do Tribunal Administrativo e fiscal de aceitar uma providência cautelar de um bar de Lisboa contra a decisão do Governo, que os obriga a fechar bem mais cedo por causa da pandemia de Covid-19.

A decisão ainda é provisória, mas abre a possibilidade de o espaço de diversão noturna 'Elefante Branco', em Lisboa, voltar a estar aberto até às 4 da manhã.

Em declarações à Renascença, Maria João Pinto Coelho, porta-voz do movimento, diz que é um bom sinal.

“Na nossa opinião, são excelentes notícias porque todas as exceções que surgirem são a melhor forma de retornarmos à nossa normalidade. É uma das coisas que nós defendemos desde o início, que é a inconstitucionalidade destas leis que têm saído a proibir e a restringir a liberdade em função da saúde e a privilegiar uns em detrimento de outros, nomeadamente os restaurantes. Em tempos já foram as bombas de gasolina a fazer de bares”, afirma.

A porta-voz do movimento nacional pela defesa da abertura dos bares considera inadmissível o que tem acontecido e a forma como o negócio dos bares tem sido tratado pelo Governo.

“Não achamos que os bares sejam locais mais propícios a apanhar o vírus”, diz Maria João Pinto Coelho, acrescentando que “tudo indica que onde os surtos aparecem é precisamente nos transportes públicos”.

“Deixemos de atirar areia para os olhos de toda a gente, porque o problema está no risco acrescido que qualquer pessoa tem de circular em transportes públicos, gente a mais e carruagens a menos. E parem de impingir o problema para os bodes expiatórios que fizeram dos bares e discotecas”, pede a porta-voz do movimento nacional pela defesa da abertura dos bares.

Em agosto, o Elefante Branco interpôs uma providência cautelar contra a decisão tomada pelo Conselho de Ministros, a 30 de julho, que determinou que os bares e discotecas, encerrados até a essa altura, poderiam funcionar enquanto pastelarias ou cafés, desde que cumprissem as mesmas regras de distanciamento destes estabelecimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    10 set, 2020 évora 15:23
    E , bem visto todas as ações das autoridades policiais a mando capataz da DGS desde o Estado de Emergência são nulas e providas de autoritarismo fascista . Utilizam uma lei da proteção civil desenquadrada da realidade e alterada ao sabor da contenda . Este Governo tem espezinhado a Constituição da República e por culpa de Marcelo , tem medo das ameaças de Costa em demitir-se . Se fosse Presidente Marcelo e não o Comentador Marcelo , já tinha de imediato convocado o Conselho de Estado .
  • Ivo Pestana
    10 set, 2020 Funchal 14:57
    Meia noite seria adequado.

Destaques V+