Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo desafia Marcelo a visitar Festa do Avante! em vez de "dar uma mãozinha" ao PSD

05 set, 2020 - 17:52 • Lusa

Secretário-geral comunista foi também questionado sobre se vai ou não continuar à frente do partido.

A+ / A-

O secretário-geral comunista desafiou este sábado o Presidente da República a visitar a 44.ª Festa do "Avante!" e "ver para crer", em vez de "dar uma mãozinha" ao PSD no rol de críticas ao evento devido à pandemia de Covid-19.

"O Presidente da República deveria fazer aquilo que [já] fez e visitar a festa - não é novidade, como é sabido -, e ver para crer, em vez de fazer juízos de valor que eu considero precipitados", afirmou Jerónimo de Sousa, de visita a duas exposições no espaço central do certame político-cultural anual dos comunistas, no Seixal, distrito de Setúbal.

Em setembro de 2015, meses antes de ser eleito chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa passeou pelo recinto das quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, protagonizando inclusive uma reportagem especial em que foi seguido a par e passo pela TVI.

"Talvez queira dar uma mãozinha ao seu partido, que tem encabeçado esta campanha violenta contra a Festa do 'Avante!'. Não vou aqui abrir nenhuma guerra, mas gostaríamos de ver o Presidente a ver com os seus olhos e tirar as conclusões desta realidade que é a Festa do 'Avante!'", afirmou o líder comunista.

Na sexta-feira, o Presidente da República confessou-se "menos otimista" do que a Direção-Geral da Saúde e do que o PCP quanto à realização do evento, acrescentando tratar-se de um problema de "avaliação política".

Jerónimo mantém mistério sobre continuidade

O líder do PCP, Jerónimo de Sousa, manteve também o mistério sobre a sua continuidade ou não à frente dos destinos do partido. "Tabu, não", respondeu, a rir, referindo que "a vida tem a sua dinâmica".
"Tem de haver decisões coletivas, opinião pessoal. Não tenha pressa que isto não será um problema no próximo congresso", afirmou o secretário-geral comunista há 15 anos e que já leva 44 de festas do "Avante!", aos 73 de idade.
O XXI Congresso Nacional do PCP está marcado para decorrer entre 27 e 29 de novembro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
"Há esta questão importantíssima da decisão do nosso coletivo partidário. Aquilo que posso adiantar é que, em qualquer circunstância, o meu partido pode sempre contar comigo até eu poder", declarou ainda.
Jerónimo de Sousa, em entrevista à Lusa em março de 2019, admitiu pela primeira vez não recandidatar à liderança do partido porque "é da lei da vida", embora frisando não ir "calçar as pantufas" e mantendo-se como militante comunista.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    06 set, 2020 Viseu 11:35
    O Jerónimo queria que Marcelo desse uma mãozinha ao PCP! A tristeza festiva do avante neste ano tem pouca gente... era mais um!
  • António dos Santos
    06 set, 2020 Coimbra 11:06
    Quem cala a boca a este ditador e criminoso? Este gajo nem falar sabe e um parasita da sociedade!!

Destaques V+