Tempo
|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da actualidade em debate aos sábados, às 9h30. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Regresso às aulas em pandemia - Da Capa à Contracapa
Regresso às aulas em pandemia - Da Capa à Contracapa

Regresso às aulas em pandemia

05 set, 2020 • José Pedro Frazão


O Da Capa à Contracapa desta semana esteve na Feira do Livro, à conversa com o ex-ministro da Educação Nuno Crato e também Filomena Gaspar, investigadora do CES da Universidade de Coimbra. Qual deverá ser o principal papel das escolas neste momento: pedagógico ou emocional?

Com a pandemia da Covid-19, é necessário alterar o sistema educativo, tirando algumas lições das experiências do final do último ano letivo.

É igualmente importante avaliar a qualidade dos métodos utilizados e o seu impacto entre as crianças e os jovens.

O Da Capa à Contracapa desta semana esteve na Feira do Livro, à conversa com o ex-ministro da Educação Nuno Crato e também Filomena Gaspar, investigadora do CES da Universidade de Coimbra, nesta altura a estudar o impacto da pandemia na satisfação e exaustão parental.

Falamos de capacidades pedagógicas, de desafios para professores e alunos, de capacidade de organização das escolas e do pano de fundo psicológico de tudo isto.

De facto, é preciso debater não só a qualidade dos novos tipos de aprendizagem, mas também o bem-estar e desenvolvimento dos alunos. Qual deverá ser o principal papel das escolas neste momento: pedagógico ou emocional?
O Programa Da Capa à Contracapa, da Renascença, é uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos. Moderação do jornalista José Pedro Frazão.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.